17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Iniciativa ensina programação para meninas em Florianópolis e seleciona melhores projetos para apresentação nos EUA

spot_img

Iniciativa ensina programação para meninas em Florianópolis e seleciona melhores projetos para apresentação nos EUA

spot_imgspot_img

Programa mundial tem como objetivo desafiar meninas de 10 a 18 anos a desenvolver aplicativos para solucionar problemas de suas comunidade e ensinar habilidades em tecnologia e empreendedorismo.

 

A iniciativa promovida pela ONG Technovation que oferece a meninas em todo o mundo a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para se tornarem empreendedoras e líderes em tecnologia chega a sua 4ª edição em Florianópolis. O programa Technovation Girls desafia participantes de mais de 100 países, com idade entre 10 a 18 anos, a criar, desenvolver e lançar um aplicativo de celular que resolva problemas de suas comunidades e atenda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Durante 12 semanas, elas trabalham em times junto a profissionais das mais diversas áreas de atuação que se se disponibilizam voluntariamente para transmitir conhecimento e inspirar meninas a entrarem no mundo da tecnologia. 

 

As meninas têm a oportunidade de participar ativamente de todo o processo de criação de um aplicativo — desde a identificação do problema e a geração de ideias para solucioná-lo, até a elaboração do plano de negócios e desenvolvimento para lançamento do produto digital no mercado e pitch de apresentação para investidores. 

 

Os melhores projetos regionais são selecionados e cada menina recebe uma bolsa de estudos integral na escola de tecnologia durante quatro semestres. Além da premiação regional, estes times concorrem nas eliminatórias virtuais para participar do World Pitch Event e concorrerem a um prêmio no valor de U$10.000 em um evento sediado por uma grande empresa de tecnologia em São Francisco, Califórnia. 

 

A iniciativa ocorre desde 2016 em Florianópolis e já mudou a vida de centenas de meninas. Andrielle Souza de Almeida, 15 anos, é um exemplo de como o programa contribuiu para que ela pudesse iniciar sua trajetória profissional em uma área ainda dominada por homens. A estudante do 9º ano da Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino, localizada no bairro Ingleses em Florianópolis, participou da temporada 2019 do programa e hoje atua como Jovem Aprendiz na empresa de tecnologia Involves. “A tecnologia abriu muitas portas para mim e eu sei que vai abrir muitas mais. Estou apenas no começo da minha jornada”, diz a estudante.

 

Mesmo diante do impacto positivo que o programa proporciona, ainda é necessário mais investimentos e iniciativas que promovam a inclusão de um número cada vez maior de mulheres ocupando o ecossistema tecnológico, como explica Júlia Machado, uma das Embaixadoras do Technovation Girls em Floripa:

 

“Ao contrário do que imaginamos, o número de meninas entrando nas universidades nos cursos de tecnologia está diminuindo. Se não trabalharmos para incentivar as próximas gerações de meninas a se interessarem por tecnologia e liderança, a lacuna da falta de diversidade no setor da TI vai ficar cada vez maior. Estamos trabalhando para mudar não somente a característica do nosso ecossistema tecnológico, mas também para mudar a realidade na vida destas meninas, da família e da comunidade onde elas moram”.

 

As inscrições para temporada Technovation Girls 2020 já estão abertas, os encontros são realizados aos sábados no Sebrae SC, ao longo de 12 semanas, entre os meses de fevereiro e abril. Programadoras, designers, empreendedoras, professoras e outras profissionais do setor de tecnologia podem atuar como mentoras no programa. Interessadas podem se inscrever aqui

 

O Technovation Girls Florianópolis conta ainda com o apoio de diversas instituições e empresas de tecnologia por meio de patrocínio. Entre elas estão Sebrae, IDoCode, Anitas, Dialetto, InspiringGirls, Mulheres Acate, Springboard. Outras empresas que queiram apoiar o projeto devem entrar em contato pelo e-mail technovation.floripa@gmail.com e nas redes sociais em https://web.facebook.com/TechnovationFloripa e http://www.technovationbrasil.org.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img