fique por dentro de floripa

- Eventos - Inovação na área de Segurança do Paciente será tema de DESIGNTHON promovido pelo Senac SC

16.10.2019

Inovação na área de Segurança do Paciente será tema de DESIGNTHON promovido pelo Senac SC

16.10.2019
Inovação na área de Segurança do Paciente será tema de  DESIGNTHON promovido pelo Senac SC
Foto: Divulgação

DesignThon – Segurança do Paciente Sem Romantismo! é o tema do evento que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, durante o ACM Summit em Florianópolis. A maratona vai reunir médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais de tecnologia, designers, empreendedores e inovadores, para uma imersão no desafio “Erros de Medicação, Comunicação e Registro” - que estão dentro da temática Segurança do Paciente.

Promovido pelo Senac SC em parceria com o Coren/SC, ABEn/SC, Instituto Santé, Movimento Global Hacking Health e Associação Catarinense de Medicina (ACM), o DesignThon propõe uma mistura de “Design Thinking” e Hackathon, onde ao final de dois dias, os profissionais vão propor ideias e um protótipo para concretizar o projeto.

Desde o início do ano, as organizações envolvidas estão engajadas em debater o tema com públicos diferenciados e traçar estratégias para os desafios da Enfermagem nesta área. “Toda esta trajetória nos permitiu trabalhar em conjunto para definir as maiores ‘dores’ relacionadas à segurança do paciente e é dentro dessa temática que as equipes irão desenvolver soluções durante os dois dias do DesignThon”, disse Daniella Farinella Jora, analista estadual de Eixo Ambiente e Saúde do Senac SC e conselheira-secretária do Coren/SC.

A estimativa é que 1 a cada 10 pacientes internados sofra algum tipo de incidente ocasionado por falhas no processo assistencial nos hospitais em todo o Brasil. Isso significa que por ano mais de 1,7 milhão de pacientes sofrem alguma ocorrência. Um número suficiente para encher 22 Maracanãs. O mais preocupante é que, em média, 220 mil pessoas irão morrer no país em decorrência destes eventos adversos: são mais mortes do que as causadas por acidentes de carro, AIDS ou Câncer de Mama. Segurança do Paciente é o termo utilizado para descrever tudo aquilo que é estudado (e feito na prática) para evitar que eventos adversos ocorram.

Santa Catarina volta a ratificar seu protagonismo em inovação, reunindo de forma inédita todas estas instituições para promover a discussão sobre a realidade do tema hospitais catarinenses - e propor melhorias e soluções de maneira sustentável. “Todos juntos, gestores, profissionais da saúde, diretores de hospitais, coordenadores, todos com o mesmo objetivo que é diminuir o número de eventos adversos e por consequência salvar vidas”, conclui Ivan Moraes, coordenador estadual do Hacking Health.

 

Serviço:

O quê: DesignThon – Segurança do Paciente Sem Romantismo! 

Quando: 17 e 18 de outubro

Onde: durante o ACM Summit

Endereço: Rodovia SC 401 Km 04, 3854, Saco Grande – Florianópolis (SC)

Informações: https://www.sympla.com.br/designthon---seguranca-do-paciente-sem-romantismo__651479

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Governador Moisés é o palestrante do último almoço-debate do LIDE SC neste ano

11.11.2019

Governador Moisés é o palestrante do último almoço-debate do LIDE SC neste ano

Circuito GAZ em Florianópolis, na próxima semana, com a presença de Pedro Salomão e Thiago Rodrigo

11.11.2019

Circuito GAZ em Florianópolis, na próxima semana, com a presença de Pedro Salomão e Thiago Rodrigo

AMF Promotora reúne líderes nacionais em encontro em Florianópolis

11.11.2019

AMF Promotora reúne líderes nacionais em encontro em Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.