17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Inscrições abertas para palestras gratuitas sobre tireoide em Florianópolis

spot_img

Inscrições abertas para palestras gratuitas sobre tireoide em Florianópolis

spot_imgspot_img

O XV Congresso Latino Americano de Tireoide, que neste ano acontece em Florianópolis, oferece uma programação gratuita e aberta ao público em geral no dia 20 de março: são palestras com médicos especialistas, para tirar dúvidas sobre o funcionamento da tireoide, disfunções, doenças e tratamento. As palestras acontecem das 14h às 16h30, no CentroSul, e abordam cinco temas:

“O câncer de tireoide” – Dra. Márcia Netto de Campos da Silva
Nesta palestra, serão apresentados os principais sinais, sintomas, fatores de risco do câncer de tireoide, como são feitos o diagnóstico e o tratamento e a importância de se descobrir a doença nas fases iniciais. Também serão esclarecidas outras dúvidas, relacionadas a procedimentos cirúrgicos para retirada da glândula, os tipos de câncer de tireoide, acompanhamento do paciente após o tratamento, chances de cura, dentre outras.

“A tireoide e a gravidez” – Dr. Paulo da Veiga Cordeiro
A palestra vai mostrar o impacto da gestação na tireoide, as doenças mais comuns desencadeadas durante a gravidez, como tomar as medicações, os exames que devem ser feitos pela mãe e os cuidados gerais para garantir que o bebê nasça saudável..

Durante a gestação, até mesmo mulheres que nunca tiveram problemas com a tireoide podem sofrer alterações nos níveis de hormônio da glândula, o que pode influenciar no crescimento e no desenvolvimento do bebê no útero.Um estudo recente, realizado pela George Washington University School of Medicine and Health Sciences, nos Estados Unidos, revelou que até mínimas oscilaçõesda tireoide podem levar ao aborto e ao parto prematuro.

“Será que meu filho tem problema de tireoide?” – Dr. Paulo César Alves da Silva
A tireoide desempenha um importante papel no crescimento da criança, em seu desenvolvimento neuropsicológico e em suas habilidades de aprendizagem. Mesmo nascendo com o funcionamento normal da tireoide, e sem detecções de alterações no teste no pezinho, algumas crianças podem desenvolver doenças da tireoide, nódulos e até mesmo câncer.

Serão discutidos os principais sinais e sintomas de problemas na tireoide em crianças, além de dicas para os pais acompanharem o desenvolvimento físico e mental dos filhos, garantindo-lhes um diagnóstico precoce e um tratamento adequado.

“Mitos e verdades nas doenças de tireoide” – Dr. Paulo de Tarso Freitas
Nesta palestra, o público poderá se esclarecer sobre a veracidade de comentários a respeito das doenças de tireoide, como o hipotireoidismo, nódulos, perda de peso, etc. Hipotireoidismo pode causar depressão? Queda de cabelos e unhas fracas são consequências de doenças da tireoide? Posso engordar se minha tireoide não funciona direito? Todo nódulo de tireoide é câncer? Mulheres com problemas na tireoide podem engravidar? Para esclarecer o que é mito e o que é verdade, serão listadas questões e esclarecimentos para tirar as dúvidas mais comuns dos pacientes.

“A tireoide no idoso” – Dra. Karina M. Freitas
O diagnóstico clínico no idoso costuma apresentar mais dificuldades, já que geralmente há outras doenças associadas e vários sintomas podem ser confundidos com o processo natural de envelhecimento (fadiga, cansaço, pele seca, perda de peso, queda de pelos, dentre outros). Um exemplo típico é a alteração do ritmo cardíaco, que pode passar despercebido, podendo ser um problema de tireoide, assim como tremores das pontas das mãos, irritabilidade, depressão, aumento do colesterol.

Os interessados em participar das palestras podem se inscrever pessoalmente no evento, ou antecipadamente, pelo telefone (48) 3322 1021 ou e-mail rafael@oceanoeventos.com.br.

O que é a tireóide?
A tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como pomo de Adão (ou popularmente, gogó). Ela regula o metabolismo, agindo na função de órgãos importantes como coração, cérebro, fígado e rins. Interfere também no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor; e no controle emocional. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

Quando a tireoide não está funcionando adequadamente, pode liberar hormônios em excesso, causando o hipertiroidismo ou em quantidade insuficiente, hipotireoidismo. No primeiro caso, o funcionamento do corpo fica acelerado, e no segundo, o organismo fica mais lento. Problemas na tireoide podem aparecer em qualquer fase da vida, do recém-nascido ao idoso, em homens e em mulheres. O diagnóstico é simples, feito a partir de exame de sangue e às vezes por ultrassom.

SERVIÇO
O QUE: XV Congresso Latino Americano de Tireoide – Palestras gratuitas ao público em geral
QUANDO: 20 de março, quarta-feira
ONDE: Florianópolis, SC, no Centrosul (Av. Governador Gustavo Richard – Centro)
INSCRIÇÕES: pessoalmente no evento, ou antecipadamente, pelo telefone (48) 3322 1021

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img