27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Inscrições para pré-incubação no bairro Monte Cristo vão até sexta-feira (23)

spot_img

Inscrições para pré-incubação no bairro Monte Cristo vão até sexta-feira (23)

spot_imgspot_img

Projeto inédito, parceria entre CEDEP e Sebrae, vai levar unidade do Cocreation Lab para a comunidade

 

O Monte Cristo, bairro localizado na região continental de Florianópolis, vai ganhar uma unidade da pré-incubadora Cocreation Lab. As inscrições vão até sexta-feira (23) e a participação é totalmente gratuita. Depois, os selecionados vão ter cinco meses de apoio para desenvolver suas ideias de negócio, com atividades como mentorias, networking e palestras.

 

A ação inédita é fruto da parceria entre a pré-incubadora, o CEDEP – Centro de Educação Popular e o Sebrae. Pensando nas particularidades da comunidade, o Cocreation Lab Monte Cristo terá o desafio de adaptar a metodologia TXM Business para a realidade dos moradores do bairro, que já esteve no topo da lista das localidades com mais mortes violentas da capital catarinense (2017) e também é um dos bairros mais pobres. A iniciativa pretende estimular os microempreendedores e fomentar o saber local para auxiliar no desenvolvimento da própria comunidade. 

 

O Cocreation Lab Monte Cristo ficará localizado nas instalações do CEDEP. O edital está disponível no site da pré-incubadora

 

Sobre o CEDEP

 

O Centro de Educação Popular – CEDEP, é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos localizada no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. A organização atende crianças, adolescentes e jovens adultos no contraturno escolar, oferecendo oficinas de artes, esportes, reforço escolar e inserção laboral, bem como oferece alimentação e atendimento subsidiado por equipe multidisciplinar. Além do atendimento às crianças e adolescentes, o CEDEP oferece aos moradores do território ações ligadas à saúde, cultura, lazer, empreendedorismo e formação laboral numa perspectiva educativa. Jovens, adultos e idosos da comunidade podem articular o uso dos espaços da organização e recebem oportunidades de acesso a cursos, orientação profissional, peças de teatro, atividades físicas e eventos.  Atualmente, em função da pandemia, o CEDEP tem atuado para o fortalecimento dos moradores da comunidade atingidos pela crise e isolamento social, através da entrega de cestas básicas e ações de distribuição de renda para compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza.

 

Sobre o Cocreation Lab

 

O Cocreation Lab é uma pré-incubadora que ajuda empreendedores a transformarem suas ideias em realidade. O programa oferece cinco meses de mentorias, palestras, workshops e networking, em encontros presenciais e também pela plataforma da metodologia exclusiva TXM Business, idealizada pelo professor de Design da UFSC e fundador do Cocreation Lab Luiz Salomão Ribas Gomez. 

 

A pré-incubadora está presente em 16 cidades catarinenses – 15 delas em uma parceria com o Programa Nascer, iniciativa da Fapesc e do Sebrae. Além disso, tem unidades próprias em Florianópolis (MESC, ACI e Monte Cristo), em Biguaçu e em Criciúma (SATC). 

 

Desde a fundação, já passaram pelo Cocreation Lab cerca de 300 projetos, dentre eles a Smart Tour Brasil, iniciativa que visa a criação de rotas turísticas inteligentes com uso de tecnologia que conquistou o Prêmio Nacional do Turismo 2019 na categoria Inovação Tecnológica e é finalista do Healing Solutions for Tourism Challenge, da Organização Mundial de Turismo; o Conexão Solar, projeto que busca popularizar a energia fotovoltaica no Brasil com soluções para empresas integradoras e residências; e a Newspass, primeira plataforma on-line que ajuda as escolas de ensino médio e os cursos pré-vestibulares no ensino de atualidades.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img