12.9 C
fpolis
sábado, maio 18, 2024
Cinesystem

Instituição de Longa Permanência para idosos inaugura em Florianópolis

spot_img

Instituição de Longa Permanência para idosos inaugura em Florianópolis

spot_imgspot_img

ATIVIDADE: UM NOVO CONCEITO EM CUIDAR DO IDOSO

inaugura no dia 15 de fevereiro a nova sede, construída de acordo com as normas da ANVISA

Com o crescimento da população mundial de idosos, especialmente daqueles com mais de 80 anos, de forma acelerada nos países em desenvolvimento cresce a necessidade da criação espaços para que eles possam viver com qualidade de vida, maior autonomia e liberdade. Daí surgem as instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que são instituições de governamentais ou não-governamentais, de caráter residencial, com a finalidade de servir de domicílio coletivo para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania.

Foi há 13 anos, exatamente dia 07 de dezembro de 1998, que Natércia Maia Vasconcelos e Patrícia Vasconcelos Schmitt, abriram um centro dia em Florianópolis para atender os idosos enquanto seus familiares trabalhavam. Neste espaço elas cuidavam deles durante o dia com atividades de lazer, caminhadas, alimentação, ou seja, um local preparado a para pessoas acima de 60 anos.

Para abrir este Centro Dia Natércia pesquisou e visitou vários lugares no Brasil e no Exterior para conhecer de perto espaços existentes para este público. Mesmo diante de todas as dificuldades, ela não desistiu de seu sonho que sempre foi trabalhar com os idosos e ajudá-los nesta etapa da vida garantindo uma melhor qualidade de vida.

Depois de 1 ano Natércia e Patrícia expandiram seus serviços e passaram a atender também na modalidade de residência, oferecendo atendimento 24 horas. Foi então montada uma estrutura para diferenciar das demais casas, sempre com o objetivo de proporcionar aos idosos uma melhor qualidade de vida e bem estar. Neste espaço, profissionais capacitados para auxiliar os idosos que apresentam alguma limitação para realizar atividades da vida diária, estavam preparados para exercer esta tarefa com muito amor, cuidado, dedicação e atenção. E foi assim, que surgiu a Instituição “ATIVIDADE, Residência e Centro de Convivência para a Terceira Idade”.

Hoje depois de aprimorar e solidificar seus serviços a casa muda para um Lar próprio, com 1.000 metros de área, construído dentro de todas as normas de Segurança Sanitária. A nova casa oferece espaços amplos, confortáveis e seguros com padrão de excelência de grandes centros. A casa foi construída em um bairro tranquilo, arborizado e bem localizado, facilitando o acesso dos familiares. Sua localização facilita ainda o acesso a hospitais e clínicas.

Segundo o Regulamento Técnico da RDC ANVISA n. 283/200, a Instituição deve atender aos requisitos de infra-estrutura física previstos no regulamento, além das exigências estabelecidas em códigos, leis e normas pertinentes, quer na esfera federal, quer estadual ou municipal, e normas específicas da ABNT 9050 – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Instalações prediais como água, esgoto, energia elétrica, proteção e combate a incêndio, telefonia e outras exigências. Além é claro de todos os recursos necessários para o cuidado e a qualidade de vida dos idosos. Condições de habilidade, higiene, salubridade, segurança e garantir a acessibilidade a todas as pessoas com dificuldade de locomoção, segundo o estabelecido na Lei Federal 10.098/00.

Dia 15 de fevereiro, as sócias inauguram o novo espaço todo preparado para melhor atender seus moradores e construído com o carinho e dedicação que eles merecem. E respeitando todas as exigências específicas no regulamento como: acesso externo com duas portas, piso revestido com material anti-derrapante e de fácil limpeza para higienização necessária, circulação e rampas com corrimão dos dois lados, portas com vão de largura de 1,10m, janelas com peitoris de 1 metro, dormitórios e banheiros amplos. Além disso, sala de atividade coletiva, sala de convivência, sala de apoio individual, sócio-familiar, banheiros coletivos separados por sexo, entre outras normas necessárias para a condição de vida dos idosos.

Na ATIVIDADE, além de todas essas exigências, ainda terá um, solarium, espaço ecumênico, uma sala administrativa, sala de enfermagem e medicação, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia e espaço externo com jardim.

Outro cuidado das proprietárias foi ter dentro da casa enfermeiros e médicos preparados para cuidar dos idosos “Sempre tivemos uma equipe de profissionais multidisciplinar para que eles se sentissem seguros e amparados”, explica Natércia

A equipe é formada por médico, enfermeira, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudióloga, gerontóloga, nutricionista, recreacionista e terapeuta ocupacional, dentre outros.

Oferece um cardápio, balanceado e variado, especialmente elaborado para as necessidades dos idosos. Oferece também serviço de camareira e lavanderia.

Segundo o Estatuto do idoso, “o envelhecimento é um direito personalíssimo e sua proteção um direito social, nos termos desta Lei e da legislação vigente”. E na ATIVIDADE essa é uma regra, cuidar do idoso garantindo sempre seus direitos, respeito, dignidade, cidadania e principalmente, convivência familiar e comunitária.

Venha conhecer nosso novo espaço no dia 15 de fevereiro, quarta-feira, às 20h na Rua Heildelberg, 93, Jardim Germânia, no Córrego Grande. Esperamos por você!

CONVITE:

CONVIDAMOS VOCÊ PARA PARTICIPAR DA INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA ATIVIDADE.

O que: Inauguração da ILPI – ATIVIDADE – pioneira no estado

Quando: 15 de fevereiro (quarta-feira)

Onde: Rua Heildelberg, 93, Jardim Germânia, no Córrego Grande

Horário: 20h

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img