18.7 C
fpolis
terça-feira, maio 28, 2024
Cinesystem

Instituto Cervantes de Florianópolis segue iniciativa

spot_img

Instituto Cervantes de Florianópolis segue iniciativa

spot_imgspot_img

Dança, música, culinária, jogos educativos, mostra de filmes são só algumas das atrações que vão movimentar a capital neste sábado, dia 20 de junho. A ação tem como objetivo promover, gratuitamente, a cultura hispanofônica e incentivar a troca de conhecimentos.

O “Dia E” ou o Dia do Espanhol é uma atividade proposta pelo Instituto Cervante (IC) e vai acontecer, simultaneamente, em todo o mundo. Neste sábado, mais de 70 escolas nos cinco continentes abrirão as portas para quem fala e/ou gosta de espanhol. Em Florianópolis, uma programação intensa chama o público. A cada meia hora, atrações variadas agitam o Dia E.

O IC Florianópolis começa a jornada com opções educativas para a criançada. Das 10 às 14h, os pequenos podem curtir dançarinos mirins, aulas de espanhol, contação de história e filmes infantis. No período da tarde, os visitantes vão conferir a apresentação de vários shows de flamenco, tango e música espanhola.

Professores e alunos do Instituto, também farão demonstrações de comidas típicas da Espanha e de outros países sul-americanos. “Queremos com este dia motivar toda a comunidade a participar de atividades que envolvem a cultura e, principalmente, trazer novas informações sobre a cultura hispanofônica” reforça a coordenadora da unidade, Ellar Moreira.

Além da programação com hora marcada, livrarias vão expor literatura e métodos de ensino de espanhol. As salas de aula multimídia do Instituto também estarão abertas aos participantes. Ainda uma exposição de arte com inúmeras peças do eterno herói Dom Quixote de La Mancha.

Como atividades educativas, os professores do IC vão promover aulas demonstrativas de espanhol, jogos e atividades lúdicas que trabalhem as palavras do idioma, ponto chave da iniciativa. “Além da programação do dia 20, o Cervantes disponibilizou na internet uma plataforma interativa, onde internautas de todo o mundo podem eleger uma palavra preferida no espanhol, vale tanto palavras existentes como novos vocábulos”, explica a professora Antonia Liberal. No dia 20 as dez palavras mais votadas serão anunciadas em todas as unidades. A votação acontece no site www.eldiae.es.

O Espanhol

O Espanhol é a quarta língua mais falada no mundo.
O segundo idioma de comunicação internacional e o terceiro mais utilizado n internet.
De 2000 a 2008, o espanhol na internet cresceu 619,3%.
Em 2030, 7,5% da população mundial falará espanhol.

Instituto Cervantes

O Instituto é um órgão do governo Espanhol responsável, oficialmente, pelo ensino da língua espanhola. Desde 1991, a instituição pública trabalha para a promoção e a difusão da cultura hispano-americana nos cinco continentes. No Brasil, as primeiras sedes abriram no final da década de noventa, hoje já são nove no território nacional.

Serviço

O que? Dia do Espanhol – Instituto Cervantes
Quando? Sábado, dia 20 de junho
Que horas? 10h-19h
Onde? Sede do Instituto – Rua Esteves Júnior, 280 (Em frente ao supermercado Angeloni)
Quanto? Entrada gratuita
Mais informações? 48 3225.0224 / cenflo@cervantes.es

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img