23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Instituto Cervantes exibe filmes para homenagear as mulheres no Cineclube Badesc

spot_img

Instituto Cervantes exibe filmes para homenagear as mulheres no Cineclube Badesc

spot_imgspot_img

Órgão oficial do governo da Espanha em Florianópolis, em parceria com o Cineclube Badesc, apresentará produções que tenham sido dirigidas ou concebidas por mulheres

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o Instituto Cervantes exibirá quatro sessões de filmes contemporâneos que têm o toque feminino na direção ou concepção da obra. As sessões acontecerão nos dias 3, 10, 17 e 24 de março (quartas-feiras), às 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc, no centro de Florianópolis.

Dirigido a pessoas de todas as idades, o evento terá entrada gratuita e reunirá filmes que permitem atender a uma pluralidade visual e discursiva bastante agradável. O programa contempla um filme de ficção longa-metragem, um documentário de cunho sociológico e histórico, um documentário criativo e uma sessão de curtas-metragens.

Confira a programação completa:

Data: 03/03/2010

Filme: O MELHOR DE MIM
Roser Aguilar, 2007
Duração: longa-metragem – 86 minutos
Sinopse: Quando era pequena, Raquel não podia entender por que em todo lugar se falava de amor: no rádio de casa, na televisão, nos filmes de sábado à tarde e, sobre tudo, nas músicas. E pensava no que aconteceria se não encontrasse ninguém que a quisesse. Agora Raquel vai viver com Tomás. Deverá pensar sobre o que está disposta a fazer por amor e descobrirá o bonito e o difícil de amar alguém de verdade.

Data: 10/03/2010

O SEGREDO DE EDUCAR
Sonia Tercero, 2008
Duração: longa-metragem documentário – 60 minutos
Sinopse: Documentário que repassa, através de quinze entrevistas com professores e ex-alunos, a trajetória de um colégio que abriu suas portas em plena ditadura e que, enfrentando o Regime por seguir os passos da Institución Libre de Enseñanza e do Instituto Escuela, irá driblando numerosas dificuldades para conseguir o objetivo de educar em respeito ao menino e ao ser humano. As protagonistas desta façanha são três mulheres: Jimena Menéndez Pidal, Ángeles Gasset e Carmen García del Diestro.

Data: 17/03/2010

NADAR
Carla Subirana, 2008
Duração: longa-metragem documentário – 94 minutos
Sinopse: Meu avô foi fuzilado em 1940 por cometer três assaltos a mão armada. Quando comecei a pesquisa, minha avó era a única pessoa que podia me falar disso… mas tinha alzheimer. Três gerações de mulheres sozinhas enfrentam um segredo guardado durante anos. Será o ponto de partida de uma investigação que narra uma viagem pessoal e reflete sobre a perda da memória familiar e coletiva. Definitivamente, a busca da própria identidade.

Data: 24/03/2010

ÁS DE COPAS
Silvia González Laá, 2006
Duração: curta-metragem – 12 minutos
Sinopse: Um homem idoso triste e desencantado, que passa o dia jogando cartas em um bar com seu único amigo, tem de passar a tarde cuidando de uma neta que quase não conhece, uma menina nepalesa adotada.

RÉMORAS
Marisa Lafuente, 2007
Duração: curta-metragem – 16 minutos
Sinopse: O que é mais difícil: pedir perdão ou ser perdoado…?

TESTE
Marta Aledo y Natalia Mateo, 2007
Duração: curta-metragem – 12 minutos
Sinopse: Assistiremos a quatro momentos fundamentais na vida de quatro mulheres. Umas buscaram isso com toda sua energia e para outras será uma surpresa, mas todas sabem que a notícia mudará suas vidas.

A AULA
Beatriz M. Sanchís, 2008
Duração: curta-metragem documentário – 20 minutos
Sinopse: Documentário que reúne a magia de uma primeira experiência: o primeiro contato com a interpretação dos meninos da quarta série primária. Através dos olhos das crianças vivemos seu processo de aprendizagem desde as primeiras lições até enfrentarem a apresentação do fim do curso diante de seus pais.

DORES
Manuela Moreno, 2008
Duração: curta-metragem – 10 minutos
Sinopse: Um ponto de ônibus. Uma tarde qualquer. Duas pessoas e suas solidões se cruzam casualmente. Seus mundos são diferentes, mesmo assim compartilham sonhos e esperanças. Mas…

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img