21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina recebe inscrições para Concurso de Redação até 4 de agosto

spot_img

Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina recebe inscrições para Concurso de Redação até 4 de agosto

spot_imgspot_img

Alunos das redes pública e privada podem participar do concurso, que homenageia os 180 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina

Quem ainda não se inscreveu tem até o dia 4 de agosto para participar do primeiro Concurso de Redação promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC). Com o tema “A imigração alemã e a mulher”, a iniciativa é voltada para os alunos da 7ª e 8ª série (8° e 9° ano) das redes pública e privada. O concurso conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, do Funcultural, da Secretaria de Estado da Educação, do Governo do Estado e do Instituto Carl Hoepcke, e faz parte das comemorações pelos 180 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina.

“O objetivo do concurso de redação é despertar nos estudantes o interesse pela pesquisa, já que terão que procurar em fontes como livros, museus e acervos para escrever. Além disso, é fazer com que eles conheçam melhor a história dos alemães em Santa Catarina. É um concurso que só acrescenta e traz conhecimento para todos”, explica o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.

O IHGSC, que tem sede no Palácio Cruz e Souza, possui o maior acervo sobre Santa Catarina e grande arquivo fotográfico. Para o presidente da instituição, Carlos Humberto Correa, com o concurso será possível divulgar e estimular que os estudantes e a comunidade freqüentem esse espaço. “Poucas pessoas sabem que o Instituto possui uma biblioteca. Queremos que os estudantes da Grande Florianópolis conheçam o nosso acervo e que os das demais localidades visitem as instituições e os arquivos públicos”, explica Correa.

A premiação dos três melhores textos acontecerá no dia 9 de setembro, durante o Colóquio Ibero Sul-Americano de História, em Florianópolis. O evento irá reunir representantes de Academias e Institutos Históricos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Brasil, Espanha e Portugal e de Institutos Históricos e Geográficos estaduais brasileiros que irão discutir a importância das instituições internacionais e estaduais e os trabalhos desenvolvidos por cada uma delas.

Os autores das redações escolhidas ganharão um microcomputador com impressora, troféu e certificado, além da publicação do trabalho na Revista Anual do IHGSC. Os professores que orientarem o processo de pesquisa e escrita ganharão um notebook e a escola onde o estudante estiver matriculado receberá um microcomputador completo ou um data show, conforme a preferência. Os estudantes podem buscar mais informações nas secretarias das escolas e nas Gerências Regionais de Educação – GEREDs.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img