fique por dentro de floripa

- Tecnologia - Instituto Nexxera leva vencedores do Conexxão Jovem a São Paulo

27.11.2019

Instituto Nexxera leva vencedores do Conexxão Jovem a São Paulo

27.11.2019
Instituto Nexxera leva vencedores do Conexxão Jovem a São Paulo
Foto: ovens de 10 a 14 anos de escolas públicas da Grande Florianópolis participam do Conexxão Jovem. Divulgação

Programa leva conhecimentos e prepara adolescentes para o futuro; iniciativa premia autores das melhores ideias para resolver problemas de suas escolas

Um grupo de quatro alunos das escolas públicas de Florianópolis (SC) viaja a São Paulo nesta quarta-feira (27-11) para uma visita a ambientes referência em empreendedorismo e de inovação no país. Os estudantes são os grandes vencedores do segundo semestre do prêmio concedido pelo programa Conexxão Jovem, organizado pelo Instituto Nexxera na rede municipal de ensino da capital catarinense. O objetivo do projeto é ensinar, preparar e estimular atitudes empreendedoras nos estudantes de regiões vulneráveis.

O método do programa é todo desenvolvido e custeado pelos especialistas do instituto que é o braço social do Grupo Nexxera, uma das principais empresas de tecnologia financeira e mercantil do país, e seus parceiros nesse projeto. A premiação é um reconhecimento aos alunos responsáveis por apresentar as melhores soluções empreendedoras para resolver problemas nas suas respectivas escolas.

“Será uma experiência inesquecível. Além de muitos viajarem pela primeira vez de avião, será uma grande oportunidade de conhecer empresas que são referência em tecnologia e inovação em uma das maiores cidades do mundo. E, ao mesmo tempo, pretendemos inspirá-los a acreditarem cada vez mais nos seus potenciais e capacidades, a partir das experiências que eles terão acesso nessa viagem. A ideia é construir e realizar sonhos com esses jovens tão comprometidos em tornar não só as suas escolas, mas o mundo melhor para todos nós”, destaca Andréa Silva, presidente do Instituto Nexxera.

Além dos vencedores, dois professores que fizeram a orientação das ideias selecionadas pela iniciativa também irão a São Paulo para participar da programação de visitas. Ao longo da segunda metade do ano, o Conexxão Jovem foi realizado nas escolas municipais Herondina Medeiros Zeferino e Luiz Cândido da Luz.

Roteiro da viagem

Os alunos ganhadores do Conexxão Jovem e seus professores orientadores sairão de Florianópolis em direção a São Paulo logo por volta das 8h. Entre os locais a serem visitados, eles irão à sede do Grupo Nexxera e na sequência conhecerão Estação Hack do Facebook. Após uma pausa para o almoço, os estudantes e professores prosseguem com o roteiro, às 14h30 ao InovaBra, o espaço de empreendedorismo e startups do Bradesco.

A partir das 16h, a fintech Mycon, conhecida por ser a primeira do Brasil na área de consórcios a usar inteligência artificial e usar a tecnologia para garantir a menor taxa do mercado. À noite, o grupo segue de volta para Florianópolis.

Sobre o Conexxão Jovem

O Conexxão Jovem é um programa de educação empreendedora de impacto voltado à rede municipal de ensino de Florianópolis, que abrange estudantes com idades entre 11 e 15 anos do Ensino Fundamental II. O projeto é lançado durante a palestra Troca de Ideias, também promovida pelo Instituto Nexxera nas escolas para tratar da prevenção às drogas e incentivar os adolescentes a construir oportunidades para vida.

Nessa ocasião, os alunos são desafiados a inscrever ideias empreendedoras para solucionar um problema na própria escola. Depois disso, são escolhidas as 20 melhores ideias, que passam para a segunda fase chamada Circuito Conexxão Jovem. Nessa etapa, os autores participam de um workshop na Sala NexxeraInovationLab, mantido pela companhia no LinkLab na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), onde eles são estimulados a amadurecer suas propostas e também conhecem todo esse ambiente de inovação.

Na terceira etapa, esses alunos participaram de uma banca final de pitchs (apresentações) nas suas respectivas escolas de origem. Nessa mesma ocasião, foram anunciadas as ideias vencedoras, que deram o prêmio que oferece a viagem a São Paulo. “Os participantes precisaram pensar num problema que a unidade tem e depois apresentaram uma solução”, detalha Carla Inácio da Cunha, uma das responsáveis pelo Conexxão Jovem. Ela esclarece que o programa, no entanto, não garante a implantação da proposta vencedora porque isso dependerá do Poder Público. No entanto, a proposta é entregue à unidade de ensino onde a ideia surgiu para poder ser aproveitada.

Para acompanhar os inscritos, os professores orientadores passaram por uma capacitação realizada pelo parceiro do Instituto Nexxera, o ESAG-KIDS sobre educação empreendedora. O Conexxão Jovem conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (SEBRAE-SC).

Sobre o Instituto Nexxera

Dentro da sua preocupação com a responsabilidade socioambiental, o Grupo Nexxera criou o Instituto Nexxera há 11 anos com o propósito de transformar o modo de gerar oportunidades. O braço social da companhia desenvolve desde então programas de impacto social na Grande Florianópolis.

O Instituto Nexxera mantém o Conexxão de Impacto, que é um programa de aceleração de negócios de impacto social. O Conexxão Jovem promove educação empreendedora em escolas públicas. O Voluntários Nexx mantém uma rede de colaboradores que realizam ações sociais em projetos ligados às comunidades da Grande Florianópolis. E no Troca de Ideias, o jornalista Edsoul Amaral promove palestras para estudantes sobre a prevenção às drogas.

Confira os vencedores

 

Alicy Nunes Silveira

Idade: 13 anos

Unidade: EBM Luiz Cândido da Luz

Ideia: Agenda escolar virtual. Aplicativo baseado na comunicação escolar, para facilitar o trabalho dos professores e tornar os pais mais presentes na educação dos filhos.

 

Marcus Junior Teixeira da Silva

Idade: 14 anos

Unidade: EBM Herondina Medeiros Zeferino

Ideia: Colocar na grade curricular aulas de libras e criar um grupo de pessoas para conversar sobre os seus problemas.

 

Maria Eduarda de Melo Ávila

Idade: 14 anos

Unidade: EBM Herondina Medeiros Zeferino

Ideia: Workshops de como ingressar no mercado de trabalho, com cursos de como ingressar no mercado de trabalho, montar um currículo, onde procurar empresas que aceitam jovem aprendiz.

 

 

Renan Villela Silva

Idade: 14 anos

Unidade: EBM Herondina Medeiros Zeferino

Ideia: Um aplicativo para prevenção ao suicídio e uma sala de descompressão para os alunos relaxarem.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

José Faraco, um dos pioneiros do setor de tecnologia em Florianópolis, recebe homenagem

12.12.2019

José Faraco, um dos pioneiros do setor de tecnologia em Florianópolis, recebe homenagem

Como saber o que seu filho faz no celular o dia todo

10.12.2019

Como saber o que seu filho faz no celular o dia todo

Involves é eleita pela quarta vez consecutiva a melhor empresa para trabalhar em SC

10.12.2019

Involves é eleita pela quarta vez consecutiva a melhor empresa para trabalhar em SC

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.