23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Instituto SENAI entrega à rede pública primeiros respiradores pulmonares consertados

spot_img

Instituto SENAI entrega à rede pública primeiros respiradores pulmonares consertados

spot_imgspot_img

Equipamentos, cruciais em casos de agravamento da Covid-19, estão sendo recuperados; esta é uma das frentes de ação focadas na ampliação do número de aparelhos disponíveis

Os primeiros cinco respiradores pulmonares artificiais consertados pelos Institutos SENAI em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, localizados em Joinville, foram entregues nesta terça-feira (7) à Defesa Civil de Santa Catarina. A iniciativa integra a ação coordenada pela FIESC, em parceria com a Associação Catarinense de Medicina (ACM), de aumentar a oferta de respiradores pulmonares disponíveis no sistema de saúde público e privado do país, como forma de prevenção ao agravamento da crise provocada pelo novo coronavírus, já que o equipamento é considerado crucial nas situações graves da doença, que ataca o sistema respiratório. O transporte dos ventiladores aos locais de destino (que serão determinados pela Secretaria de Estado da Saúde) teve a articulação do Comitê da Indústria da Defesa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Comdefesa-FIESC).

A manutenção de ventiladores é uma das quatro frentes de ação focadas na ampliação da quantidade de equipamentos em uso. As demais são a importação, a ampliação da produção nacional e adaptação de equipamentos similares.

A recuperação de ventiladores danificados e fora de uso é realizada pelo SENAI em vários estados do Brasil, com apoio de empresas como a ArcelorMittal, Fiat, Ford, Scania, Volkswagen, GM e Whirlpool. Segundo o gerente de operações de inovação dos institutos SENAI em Joinville, Alceri Antonio Schlotefeldt, até o momento a instituição recebeu 22 aparelhos. Além dos cinco entregues nesta terça, mais um está concluído e deve ser entregue nas próximas horas. Outros seis estão em fase de manutenção e sete em fase de triagem. Além disso, um foi descartado, por não haver formas de aproveitamento, e outro está em análise. Dezessete pertencem à rede pública e cinco à rede privada.

O empresário César Augusto Olsen, presidente do Comdefesa, observa que o órgão está com 12 aviões disponíveis para o transporte de equipamentos ou material de apoio ao enfrentamento do novo coronavírus. “O espírito de solidariedade está envolvendo todos”, destacou.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img