17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Instituto RIC de Atitude Social é lançado nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_img

Instituto RIC de Atitude Social é lançado nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

Grupo RIC lança Instituto RIC nesta sexta-feira (24), na sede da emissora, em Florianópolis

O presidente do Grupo RIC, Mário José Gonzaga Petrelli, o vice-presidente da RIC Record SC, Marcello Corrêa Petrelli e Luciana Corrêa Petrelli, diretora do instituto RIC de Atitude Social, lançaram na manhã desta sexta-feira, 24 de setembro, na sede da emissora, em Florianópolis, o Instituto RIC de Atitude Social. O evento contou com a presença dos médicos peneumologistas Emilio Pizzichini e Marcia Pizzichini, e também de diversos colaboradores do Grupo RIC.

O Instituto RIC é uma associação sem fins lucrativos, com sede em Florianópolis e atuação nos estados de Santa Catarina e Paraná. Sua missão é conscientizar a sociedade, promovendo projetos de comunicação sobre temas relacionados à saúde, ao bem-estar e a qualidade de vida.

Projeto Dircéa Corrêa Petrelli

O primeiro projeto promovido pelo Instituto RIC de Atitude Social será o “Projeto Dircéa Corrêa Petrelli”, que tem como tema central as doenças respiratórias. A idéia do Instituto é estar alinhado aos esforços emprendidos mundialmente neste ano, que foi escolhido por especialistas como o Ano Internacional do Pulmão. O projeto também homenageia à memória de Dircéa Corrêa Petrelli, esposa de Mário José Gonzaga Petrelli, falecida em 2008 em decorrência de uma doença respiratória.

O projeto terá inicio em outubro e irá promover ações publicas e gratuitas à comunidade e incentivar um maior conhecimento sobre as doenças respiratórias, seu diagnóstico e tratamento. 1.200 funcionários do Grupo RIC em Santa Catarina e do Paraná também serão beneficiados através do programa “Respira RIC”. A primeira ação do projeto em Santa Catarina será o programa “Respira Floripa”.

Respira Floripa

O Instituto RIC de Atitude Social realizará em Florianópolis o programa Respira Floripa, que será promovido em parceira com o Núcleo de Pesquisa em Asma e Inflamação das Vias Aéreas da Universidade Federal de Santa Catarina (NUPAIVA), e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

O “Respira Floripa” irá avaliar a saúde dos habitantes de Florianópolis e identificar problemas e doenças respiratórias através de uma grande pesquisa realizada junto a população. Pesquisadores da UFSC realizarão um levantamento sobre saúde respiratória, tabagismo e ocorrência de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Estudantes da área da saúde também irão pesquisar em domicílios para colher dados sobre a saúde respiratória dos moradores da cidade.

E ainda entre os dias 19 e 23 de outubro os moradores de Florianópolis poderão conferir na cidade o pulmão gigante. A estrutura, que circula por outras cidades do país, será montada em frente ao mercado público. A população poderá aprender, de forma didática, o funcionamento dos pulmões e saber com detalhes o que acontece dentro desse órgão quando ele é afetado por doenças.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img