21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Interferências na rede de gás natural crescem nos últimos três anos em Santa Catarina

spot_img

Interferências na rede de gás natural crescem nos últimos três anos em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Maior parte das ocorrências é registrada nas situações em que a SCGÁS não foi contatada previamente para o acompanhamento de obras que envolvam escavações

O número de casos de interferência externa nos gasodutos da SCGÁS teve crescimento significativo nos últimos três anos: no período de 2014 a 2016 foram registradas seis ocorrências, enquanto de 2017 até agosto de 2019 este número subiu para um total de 14 ocorrências. As situações mais frequentes aconteceram em escavações vinculadas às obras de duplicação de rodovias e de implantação e consertos das redes de água e esgoto.  

A SCGÁS conta com canal disponível 24h por dia para atendimento de emergências, de solicitações de clientes e da comunidade. As equipes técnicas são alocadas em até 60 minutos em qualquer ponto da rede de distribuição em Santa Catarina nas situações de emergência. Em eventuais rompimentos dos gasodutos o fornecimento de gás natural é suspenso até que o reparo seja executado, garantindo a segurança do atendimento no local das ocorrências.

Ações preventivas

A SCGÁS realiza ações preventivas com prefeituras, empresas de saneamento e empreiteiras que realizam obras no subsolo para evitar problemas de interferência nas regiões por onde a rede de gás natural passa. “O objetivo é transmitir o cuidado necessário na execução de escavações próximas aos gasodutos e orientar profissionais de obras a reconhecer sinalizações para mitigar os riscos envolvidos nessas atividades”, explica o Assessor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da SCGÁS, Juarez Lippi.

A Companhia também disponibiliza equipes para acompanhamento de obras de terceiros nas proximidades da rede de gás. O serviço pode ser solicitado gratuitamente através do telefone 0800-48-5050. Ao receber um chamado de acompanhamento, a SCGÁS entra em contato com o solicitante para coletar informações sobre a obra, analisar os possíveis impactos de interferência com o gasoduto e indicar as medidas necessárias conforme cada situação.

Para as obras com necessidade de acompanhamento, as equipes técnicas da SCGÁS executam atividades de localização de dutos e executam medidas e procedimentos de segurança específicos, repassando presencialmente orientações aos envolvidos.

“A SCGÁS solicita que todas as obras com necessidade de escavações nos municípios que tenham rede de distribuição de gás natural implantada sejam comunicadas através do 0800-48-5050, não há custo nestas solicitações e nos acompanhamentos de obra. As nossas equipes estão preparadas para prestar todas as informações sobre os gasodutos e, quando necessário, realizamos os devidos acompanhamentos presenciais para que os riscos sejam mitigados”, ressalta o Gerente de Operações da SCGÁS, Gustavo Nunes Becker.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img