24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Intervenção gastronômica é carro-chefe do Lūdum Cozinha, em Sambaqui

spot_img

Intervenção gastronômica é carro-chefe do Lūdum Cozinha, em Sambaqui

spot_imgspot_img

Espaço dos chefs Matheus Emerick, Eduardo Capela e Tiago Soar provoca os sentidos: lança mão da cozinha criativa e alimenta corpos famintos por comida e arte 

A casa n.° 77 da estreita Rua Fernando José de Andrade pode passar despercebida por quem transita pelo charmoso bairro do Sambaqui, em Florianópolis (SC). Sem fachada, nem alarde, o Lūdum Cozinha abriu as portas para ser um refúgio de aromas e sabores em meio ao isolamento social.

Juntos, os chefs Matheus Emerick e Eduardo Capela estruturaram um espaço que une vivências gastronômicas, artísticas e de aprendizagem, onde a liberdade de criação e interatividade entre público e anfitriões dão o tom da experiência. 

“Cozinhar, assim como tudo que mexe com os sentidos, é uma manifestação artística. Faz parte da nossa cultura – ou deveria ser – manter um relacionamento saudável com o alimento que servimos à mesa”, explica o brasiliense Matheus, cozinheiro profissional desde os 15 anos e recentemente apresentado ao grande público no programa Top Chef Brasil.

O respeito pelos alimentos e a cozinha criativa são pontos que Matheus e Eduardo Capela têm em comum – e que atraiu recentemente para o projeto o chef Tiago Soar. Capela, também à frente dos almoços secretos do projeto Farm Citizen, é um dos expoentes do conceito da fazenda à mesa em Santa Catarina. “Temos vários parceiros aqui no Lūdum, logo, sabemos de onde vem nossos peixes, frutos do mar, chocolates, sorvetes, frutas, verduras e tudo mais. Para nós essa cadeia direta é muito importante", comenta o chef. 

Além dos jantares servidos de quinta-feira a sábado, a casa serve almoço aos domingos – sempre com menus inéditos a cada semana. Para participar da experiência, as reservas prévias pelo Instagram @ludumcozinha são obrigatórias – no momento, a casa está operando com metade da sua capacidade, ou seja, recebe até 16 pessoas.  O  Lūdum serve exclusivamente menu degustação, com valores a partir de R$ 210 para os jantares e R$ 139 para os almoços (o preço varia de acordo com a proposta do cardápio). 

“Não somos um restaurante”

O ambiente aconchegante e equipe enxuta tornam o clima intimista para quem entra no Lūdum Cozinha. As cinco mesas e a lareira sempre acesa se fundem com as intervenções artísticas dispostas nas áreas externa e interna.

“O Lūdum também é uma galeria de artes, com exposição e venda de trabalhos de artistas locais”, destaca o chef Matheus Emerick. No local é possível conhecer as esculturas e pendentes de  Anna Moraes (@anmoraess), as cerâmicas utilitárias do Tily (@t00dless), e quadros de Bruno Brasil (@tudix_ist) e Augusto Vanin Roglio (@spyke_opc). 

As louças do acervo da casa elevam o nível das apresentações e provocam quem come a interagir de outras formas com as delícias do menu. Alguns pratos são finalizados na mesa enquanto os chefs apresentam pessoalmente os ingredientes e processos de preparo de cada iguaria.  

“Nossas refeições são feitas para degustar sem pressa, os jantares têm em média 10 tempos e os almoços, quatro. Tudo no menu, desde a criação dos pratos à seleção dos ingredientes, tem um porquê. Não somos um restaurante tradicional, o que propomos é uma intervenção gastronômica para quem busca imergir em novas formas de se relacionar com a comida”, instiga Eduardo Capela. 

Agenda Lūdum: cursos, entretenimento e chefs convidados 

Enquanto aguardam a vacina contra Covid-19, os gestores do Lūdum Cozinha focam em concluir a reforma dos espaços que serão futuramente usados para dar cursos presenciais de capacitação voltados para gastronomia e artes. 

Também estão nos planos o lançamento do Lūdum Cast no Spotify (com ASMR e áudios capturados na cozinha), e gravação de cursos em vídeo para divulgação no YouTube e em plataformas de cozinheiros parceiros.

Nos dias 28 e 29 de agosto, Emerick, Capela e Tiago Soar promovem mais uma edição do Lūdum Convida, com participação do chef Rafael Terrassi (@rafaelterrassi), residente em Curitiba (PR) e conhecido pela alquimia saborosa feita com produtos clássicos da cuisine francesa. Ainda não sabemos ao certo quais serão os pratos, nem o valor por pessoa para este menu, mas para o público (aparentemente) isso não faz diferença, o que importa é estar lá: as reservas já estão esgotadas.

Serviço – Lūdum Cozinha 

Onde: Rua Fernando José de Andrade, n.° 77, Sambaqui, em Florianópolis (SC).

Reservas: @ludumcozinha 

Mais informações: (48) 99173-0926

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img