18.7 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Irmandade do Senhor Jesus dos Passos comemora 249 anos

spot_img

Irmandade do Senhor Jesus dos Passos comemora 249 anos

spot_imgspot_img

Fundada em 1 de janeiro de 1765, a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos está prestes a completar 249 anos de história. Inicialmente criada com o objetivo de tornar-se guardiã da imagem do Senhor Jesus dos Passos, a entidade é hoje uma das mais representativas de Santa Catarina. Uma missa comemorativa (Missa de Ação de Graças e da Paz) será realizada no dia 1 de janeiro, às 20h, na Capela Menino Deus (rua Menino Deus, nº 376, Centro), em Florianópolis.

Atualmente, a Irmandade tem como provedor José Carlos Pacheco e é mantenedora e responsável pela administração, manutenção e zelo do Imperial Hospital de Caridade (IHC), da Capela Menino Deus, da Casa de Apoio Joana de Gusmão, do Cemitério, de todos os seus bens móveis, imóveis e demais atividades religiosas – com destaque para as festividades relacionadas à Procissão do Senhor dos Passos.

225 anos de Hospital de Caridade

O Imperial Hospital de Caridade também comemora mais um ano no dia 1 de janeiro. Inaugurado em 1789, o IHC foi o primeiro hospital de Santa Catarina voltado para o atendimento da população civil e carente do Estado – e a 12ª Santa Casa construída no Brasil.

Ao longo dos seus mais de 200 anos de tradição, tendo como mantenedora e gestora a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, o IHC passou de uma pequena construção edificada ao lado da Capela Menino Deus a símbolo de uma próspera instituição assistencialista e religiosa, com referência no atendimento médico hospitalar para os catarinenses.

O IHC é uma instituição filantrópica, que conta com 237 leitos distribuídos em dezesseis unidades de internação, atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios privados, além de ter recebido recentemente, no dia 04 de dezembro de 2013, o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina – destinado às entidades que desenvolvem ações de cunho socioambiental em suas políticas de gestão.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img