16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Itália e Serra Gaúcha são os berços dos rótulos da próxima Confraria do Vinho Itapema

spot_img

Itália e Serra Gaúcha são os berços dos rótulos da próxima Confraria do Vinho Itapema

spot_imgspot_img

Com direito a lançamento do Quarteto Itapema, que vai dar ritmo ao jantar desde o coquetel de entrada até a sobremesa, o próximo encontro da Confraria do Vinho Itapema, dia 10 de outubro, vai oferecer quatro rótulos para harmonizar com o passeio gastronômico da noite. Espumantes nacionais e vinhos italianos foram os eleitos para acompanhar os pratos do4º encontro da 11ª edição do evento.  

O frescor e o aroma da primavera inspiraram a seleção da sommelier Regina Essemburg na composição da carta de vinhos que harmonizarão com o 4º jantar da Confraria do Vinho Itapema em 2019, dia 10 de outubro, a partir das 20 horas, na Alameda Casa Rosa. Fio condutor do evento, a sequência do serviço dos rótulos vai acompanhar o coquetel, primeiro e segundo pratos, mais a sobremesa desenvolvidos pelo chef Renato Stumpf, com passagens pelo Hotel Mioni Pezzato (Veneto/Itália) e D.O.M (São Paulo).

Como de costume, a recepção dos convidados da Confraria do Vinho Itapema será com espumante, desta vez uma BOSSA N°1, BRUT, da vinícola Hermann. Com vinhedos na Serra Gaúcha, o rótulo harmonizará com Croquete de queijo Gruyère, Bisque de camarão, ova e brioche, Polvo, creme azedo e presunto cru, Brandade de bacalhau e Steak tartare de mignon, gema e cebola servidos no coquetel-entrada.

Para harmonizar com o primeiro prato, Regina – que tem formação na AIS, Associazione Italiana de Sommeliers, na Wine e Spirits Education Trust, de Londres, e está há mais de 20 anos tratando do assunto à frente da Enoteca Decanter, – optou por um passeio pela Itália com o Rosato di Toscana, da vinícola Renzo Masi, com sede na Toscana.  O vinho rosé vai acompanhar Terrine de salmão, abacate e pepino. Na sequência, o passeio pela Itália continua, mais precisamente pela Sicilia, com o Paccamora Nero D´Avila, um tinto assinado pela vinícola Curatolo Arini, em atividade desde 1875. Filé mignon, risoto de queijo parmesão e cogumelo será o segundo prato servido e harmonizado com o paladar italiano na noite.

A Panna Cotta de bergamota, cumaru e cupuaçu da sobremesa trará de volta à mesa a Serra Gaúcha com mais um rótulo da vinícola Hermann, desta vez o Bossa N °4, Moscatel que promete deixar um gosto de quero mais entre os convidados.

Novidade no cardápio musical

Este será o quarto dos seis encontros da Confraria do Vinho Itapema em 2019, e o público poderá aguardar também por delícias musicais na harmonização da noite. O Quarteto Itapema será lançado sob a batuta de Rafael Calegari, que é compositor, contrabaixista e arranjador com mais de 20 anos de experiência, 8 CD´s gravados com grupos de música instrumental, e participações em mais de 100 trabalhos fonográficos. Na estreia do Quarteto Itapema na Confraria do Vinho, Rafael contará com as participações do multi-instrumentista Neto Fernandes, o cantor e guitarrista Dinho Stormowski, e do saxofonista Braion Jhonny para um repertorio repleto de releituras de jazz e blues com pitadas autorais.

Confira o cardápio completo do 4º encontro da 11º edição da Confraria do Vinho Itapema, um evento com parceria da enoteca Decanter, Flor de Liz, Escritolândia, Bellacatarina, Padeiro de Sevilha, AcquaLive, Geração Hyunday e Luciano Martins. 

Coquetel: Croquete de queijo Gruyère, Bisque de camarão, ova e brioche, Polvo, creme azedo e presunto cru, Brandade de bacalhau e Steak tartare de mignon, gema e cebola

Harmonização: BOSSA N°1, BRUT – Cave Hermann – Serra Gaúcha / O nariz apresenta frutas cítricas e florais com leves notas tostadas. Frescor e cremosidade. Uva Chardonnay.

Primeiro prato: Terrine de salmão, abacate e pepino

Harmonização: ROSATO DI TOSCANA – Renzo Masi – Toscana / Envolvente frutado (framboesa, cereja), pêssego e rosas. Delicado, vibrante, suculento final. Uva Sangiovese.

Segundo prato: Filé mignon, risoto de queijo parmesão e cogumelo

Harmonização: PACCAMORA NERO D´AVOLA – Curatolo Arini – Sicília / Nariz de violeta, ameixa e pimenta branca. Envolvente, macio, final elegante e suculento. Uva Nero d´Avola.

Sobremesa: Panna Cotta de bergamota, cumaru e cupuaçu

Harmonização: BOSSA N°4, MOSCATEL – Cave Hermann – Serra Gaúcha / Nariz rico em frutas tropicais, mel e flores brancas. Cremoso e adocicado.

 

Serviço

O quê: Confraria do Vinho Itapema 2019

Datas:

4ª edição – 10/10

5ª edição – 07/11

6ª edição – 12/12

Horário: 20h.

Onde: Alameda Casa Rosa (Rodovia Admar Gonzaga, 3401 – Itacorubi, Florianópolis)

Ingressos: R$160. Podem ser adquiridos no site Blueticket ou nos pontos de venda (Siqlo Beiramar Shopping, Bellacatarina, Decanter, O Padeiro de Sevilha e Escritolândia SC 401)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img