fique por dentro de floripa

- Grande Florianópolis - Jardim Botânico de São José celebrará 4 anos com programação especial neste sábado

13.08.2019

Jardim Botânico de São José celebrará 4 anos com programação especial neste sábado

13.08.2019
Jardim Botânico de São José celebrará 4 anos com programação especial neste sábado
Foto:

O evento será marcado pela entrega do Jardim Sensorial, edição especial do Bairro em Movimento e atrações interativas, das 14hàs 18h, em Potecas   

O Jardim Botânico Municipal de São José celebrará o aniversário de 4 anos de criação com uma programação especial neste sábado (17). O evento será marcado pela entrega do Jardim Sensorial, além da realização da edição especial do Bairro em Movimento e atrações interativas, das 14hàs 18h, no bairro Potecas.

Para a superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Fernanda Farias, é um momento especial comemorar mais um aniversário do Jardim Botânico. “Há quatro anos o Jardim Botânico de São José vem se firmado como um espaço voltado para a educação ambiental, o contato e o convívio com a natureza. Para preservar, é necessário conhecer, e é isso que buscamos fazer aqui no Jardim Botânico, com os cursos, trilhas e passeios em meio à mata nativa”, destaca Fernanda.

O evento será uma excelente opção de diversão para todas as famílias, moradores e visitantes que estiverem na cidade. A programação contará com a distribuição de sementes de hortaliças; distribuição de mudas de espécies variadas; feirinha de produtos orgânicos e a presença das Contadoras de Histórias Lígia Barreto da Silva e Vera Lucia Sabino, que apresentarão ao público as personagens Tic e Tac, as Fadas do Tempo.

Atrações culturais, artísticas e musicais também farão parte da festa com apresentação de Capoeira com o professor Queixo e professor Graxa; Grupo Muzenza; Projeto Social Capoeira para todos, Boi de Mamão e Grupo Querência Açoriana.

O Bairro em Movimento também promoverá uma edição especial dentro da programação de aniversário do Jardim Botânico com brinquedos infláveis, brincadeiras e gincanas para a garotada. Às 16h30min uma aula de Zumba será realizada no local. Passeios a Cavalo com a Cavalaria da Polícia Militar e gastronomia variada com a presença de food trucks também estão previstos na programação.

Um Jardim de Sensações

Voltado à inclusão, o novo Jardim Sensorial do Jardim Botânico de São José, que será entregue no sábado (17), chega com a proposta de oferecer um passeio repleto de sensações às pessoas com deficiência, bem como, para toda a comunidade. Com a proposta de ser um espaço voltado á inclusão, o  Jardim Sensorial é composto por mais de 50 espécies diferenciadas, distribuídas por 45 canteiros de até 80 cm de altura. O jardim  também possui um túnel constituído com parreiras, plantas comestíveis e uma fonte de água natural. Tudo isso permitirá, por exemplo, que cadeirantes, deficientes visuais e auditivos, além de pessoas com outras deficiências, possam ter contato sensorial com diferentes texturas. 

“O jardim poderá servir também de ferramenta para reabilitação em fisioterapia para tratamento de distúrbios diversos. A força da proposta torna este espaço um diferencial, pois deixa de ser apenas um local de lazer para se tornar uma ferramenta de inclusão social, promovendo a educação ambiental e a interdisciplinaridade de forma integrada com o meio ambiente”, afirma o diretor do Jardim Botânico, Sérgio Stähelin.

Sobre Jardim Botânico

Com 160 mil m² de Mata Atlântica preservada, o primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina foi inaugurado no dia 14 de agosto de 2015. Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integrante do Sistema Nacional de Jardins Botânicos (SNJB), o espaço é um importante instrumento de estudo e preservação de espécies nativas da flora brasileira.

O espaço conta com a sede administrativa, anfiteatro para eventos de educação ambiental, trilhas ecológicas, estufa com vegetação nativa e um herbário, uma coleção científica composta por amostra de plantas secas, semelhante a um museu de espécies.

O Jardim Botânico de São José fica aberto à visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h, sendo que as visitas em grupos devem ser agendadas pelo telefone (48) 3381-0040. A unidade está localizada na Rua Cauassu s/nº, no bairro Potecas.

Serviço

O quê: Aniversário de 4 anos do Jardim Botânico de São José

Quando: sábado (17), das 14h às 18h

Onde: Rua Cauassu s/nº, no bairro Potecas

Entrada: gratuita

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Loja Feliz em prol das crianças com câncer no Continente Shopping

22.08.2019

Loja Feliz em prol das crianças com câncer no Continente Shopping

Conselho Regional de Educação Física realiza 4ª Jornada Catarinense de Educação Física, em Palhoça

20.08.2019

Conselho Regional de Educação Física realiza 4ª Jornada Catarinense de Educação Física, em Palhoça

Padre Fábio de Melo traz show “O Amor me Elegeu” para a Grande Florianópolis

20.08.2019

Padre Fábio de Melo traz show “O Amor me Elegeu” para a Grande Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.