21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Joana Maria Pedro é a convidada do Círculo de Leitura de Florianópolis nesta quinta-feira

spot_img

Joana Maria Pedro é a convidada do Círculo de Leitura de Florianópolis nesta quinta-feira

spot_imgspot_img

Dando continuidade ao projeto Círculo de Leitura de Florianópolis, nesta quinta-feira, dia 23, a partir das 18h30, a professora, escritora e historiadora Joana Maria Pedro, atual pró-reitora de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, vai falar sobre livros e leituras na Sala Henrique da Silva Fontes da Biblioteca Central da UFSC, no bairro Trindade. Com vários livros e muitos papers publicados, ela também faz parte do Instituto de Estudos de Gênero da Universidade.

Joana Maria Pedro é uma das autoras do livro “Nova história das mulheres no Brasil” e escreveu duas obras que tiveram grande repercussão dentro e fora do meio acadêmico: “Nas tramas entre o público e o privado: a imprensa de Desterro no século XIX” e “Mulheres honestas e mulheres faladas: uma questão de classe”.

Professora do Departamento de História da UFSC desde 1983, ela tem graduação pela Univali (1972), mestrado em História Econômica pela UFSC (1979), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992) e pós-doutorado pela Université d´Avignon et des Pays de Vaucluse (2002).

Professora titular em História Social e pesquisadora 1 B do CNPq, Joana Pedro foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em História (1993-1995), diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (1996-2000) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (2008-2012). Pesquisa sobre gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul. Dá aulas na graduação e pós-graduação e orienta monografias de graduação, mestrado e doutorado.

O Círculo
Criado pelo poeta e professor aposentado da UFSC, Alcides Buss, o Círculo de Leitura é um projeto que permite ao convidado e aos presentes discutirem informalmente sobre os livros que estejam lendo, as leituras do passado e as influências de outros autores sobre o seu trabalho. Escritores e jornalistas como Salim Miguel, Oldemar Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Marco Vasques, Zahidé Muzart, João Carlos Mosimann e Mário Prata foram alguns dos participantes das etapas anteriores do projeto.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img