22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Jornada de Gênero, Teatro e Cinema exibe e debate o filme Across The Universe

spot_img

Jornada de Gênero, Teatro e Cinema exibe e debate o filme Across The Universe

spot_imgspot_img

Nesta sexta-feira, dia 1º de abril, às 19h, a Fundação Cultural BADESC promove a Jornada de Gênero, Teatro e Cinema com exibição do filme Across The Universe (2007), um dos mais espetaculares filmes da norte-americana Julie Taymor. Premiada por seu arrojo estético em musicais da Broadway — Lion King (1997) e Spider-Man (2010) e por filmes como Frida (2002) e Titus Andronicos (1999), Taymor consolidou nos últimos anos um estilo próprio de fazer cinema ao impregnar a narrativa fílmica com elementos teatrais e interculturais.

Across the Universe nos faz mergulhar no universo de contra-cultura dos anos 1960 e nos envolve com novas interpretações de mais de trinta músicas dos Beatles. Entre os atores e cantores destacam-se as participações especiais de Bono Vox do U2 e Joe Cocker.

Produção: Estados Unidos e Reino Unido; 2007; musical; 133 min.

Convidada: Conversa sobre o filme e o contexto da contra-cultura com a atriz Margarida Baird. Margarida nasceu no Rio de Janeiro. Formada em Arte-Educação, tem como ofício o teatro. Narra contos, canta, pinta, borda. Faz parte do elenco da revista “Zylda: anunciou, é apoteose!” e vive em Florianópolis “tempo suficiente para se considerar carionense”.

Promoção: Grupo de Estudos Teatro e Gênero, coordenado pela professora Dra. Maria Brígida de Miranda (Curso de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – CEART/UDESC).

Organização

Maria Brígida de Miranda (CEART/UDESC)
Fátima Costa de Lima (CEART-UDESC/CIN-UNISUL)
Janaina Träsel Martins (CCE-UFSC)

Sobre as Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema

São realizadas mensalmente e têm a finalidade de discutir questões de gênero por meio da análise de obras teatrais e cinematográficas. A cada sessão há um convidado que discute a obra apresentada, por meio da perspectiva dos estudos de gênero. Apesar do caráter acadêmico do evento, ligado a uma linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UDESC, sua realização em um espaço cultural no centro da cidade de Florianópolis, com acesso gratuito, visa a promover a experiência estética com obras de vanguarda pouco difundidas nos meios de comunicação habituais, a divulgação da pesquisa universitária na comunidade, e receber desta mesma comunidade suas impressões sobre temas que alimentam a pesquisa acadêmica e, muitas das vezes, lhe dão maior sentido e relevância.

Serviço

O quê: Exibição do filme Across The Universe
Quando: 1º de abril às 19h
Onde: Fundação Cultural BADESC – R. Visconde de Ouro Preto/216 – Florianópolis
Entrada franca

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img