spot_imgspot_img
Florianópolis, 13 setembro 2024
spot_img

Jornada de Gênero, Teatro e Cinema na Fundação Cultural Badesc

VariedadesJornada de Gênero, Teatro e Cinema na Fundação Cultural Badesc
spot_img

CDL Florianópolis entrega donativos para Banco de Alimentos de Santa Catarina

Entidade com grande interlocução com a sociedade, a CDL...

Oficina de escultura de balões promete diversão no Shopping Itaguaçu

Atividade ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras e emocionais...
spot_img

Compartilhe

Jornada de Gênero, Teatro e Cinema: A fronteira do amanhecer
23 de abril de 2010, às 19h, Fundação Cultural BADESC.

LA FRONTIÈRE DE L’AUBE (França, 2009, 106 min.), de Philippe Garel, com Louis Garrel, Laura Smet, Clémentine Poidatz. Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2008.

A estrela de cinema Carole, cujo marido trabalha em Hollywood, torna-se amante do fotógrafo François, encarregado de fazer uma reportagem sobre ela. Após um período de separação, causada pela presença do marido, Carole procura François. Repelida pelo ex-amante, Carole vai para um manicômio e comete suicídio. A imagem de Carole, no entanto, persegue François, interferindo em seu relacionamento com Eve, com quem ele pretende se casar. A imagem das duas mulheres, construída pelo olhar do fotógrafo, se confunde e colapsa. Este universo da construção de imagens femininas é o tema que nos interessa debater por meio deste filme.

Convidada: Marina Moros – É fotógrafa e videomaker e Doutora em literatura pela UFSC (2009). Pesquisa cinema mudo e processos fotográficos do século XIX.

Promoção: Grupo de Estudos do Projeto Teatro e Gênero, coordenado pela Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (CÊNICAS/CEART/UDESC)
Apoio: Fundação Cultural BADESC, R. Visconde de Ouro Preto/216 – Florianópolis, 3224-8846
Organização:
Maria Brígida de Miranda (CEART/UDESC)
Fátima Costa de Lima (CEART-UDESC/CIN-UNISUL)
Janaina Träsel Martins (CCE-UFSC)

Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema: serão realizadas mensalmente e têm a finalidade de discutir questões de gênero por meio da análise de obras teatrais e cinematográficas. A cada sessão haverá um convidado que discutirá a obra apresentada, por meio da perspectiva dos estudos de gênero. Apesar do caráter acadêmico do evento, ligado a uma linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UDESC, sua realização em um espaço cultural no centro da cidade de Florianópolis, com acesso gratuito, visa a promover a experiência estética com obras de vanguarda pouco difundidas nos meios de comunicação habituais, a divulgação da pesquisa universitária na comunidade, e receber desta mesma comunidade suas impressões sobre temas que alimentam a pesquisa acadêmica e, muitas das vezes, lhe dão maior sentido e relevância.