22.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Jornal educativo traz propostas para acompanhar a exposição Hugo Mund Jr. Obra gráfica

spot_img

Jornal educativo traz propostas para acompanhar a exposição Hugo Mund Jr. Obra gráfica

spot_imgspot_img

O jornal educativo é um material distribuído na exposição Hugo Mund Jr. Obra gráfica, com curadoria de Sebastião G. Branco e produção Ombu produção, aberta até 18 de setembro no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC. Com texto e proposições educativas de Rafaela Maria Martins e design de Tina Merz, e voltado ao público em geral e educadores, foi desenvolvido para melhorar o entendimento sobre o trabalho do artista, poeta, editor e professor Hugo Mund Jr. 

Com design inspirado no jornal Oásis, que era editado pelo próprio Hugo Mund e Silveira de Souza, apresenta conceitos como poesia visual, desenho figurativo e abstrato, e traz a obra Matriz para um poema, do livro ‘Germens’ (1977), em que é possível criar um poema, ou versos a partir de uma instrução formada com pontos. A publicação explica também o que é livro de artista e convida quem lê a produzir seus próprios livros.

O material educativo foi produzido em versões impressa e digital. No site ombuproducao.com/hugomund é possível acessar e baixar o jornal. Na página também está disponível o catálogo da exposição, o texto curatorial de Sebastião G. Branco, sua dissertação de mestrado, que deu origem à exposição, uma cronologia detalhada da vida e obra de Hugo, que tem 89 anos e vive em Brasília, e outros materiais e publicações que fazem parte da exposição em formato digital, como o Jornal Oasis número 1.

Professoras e professores interessados em solicitar a versão impressa do jornal ou agendar uma visita guiada com arte-educadores do MASC podem entrar em contato pelo e-mail agendamentomasc@gmail.com ou naemasc@fcc.sc.gov.br

Sobre as autoras:

Rafaela Maria Martins é doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV-UDESC; Mestre na linha de Teoria e História das Artes Visuais pelo PPGAV/UDESC; licenciada em Arte pela Fundação Dracenense de Ensino e Cultura/Unifadra (Dracena, São Paulo). Atuou como arte educadora na rede estadual de educação de São Paulo, do Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina (2014-2021). Integrante do grupo de pesquisa Imagem-acontecimento do programa de pós-graduação em artes visuais da UDESC. Participou co-curadorias na Fundação Cultural Badesc, no Museu Cruz e Sousa, na Rede Sesc de Galerias/SC e no Museu da Escola Catarinense. Possui textos em catálogos de exposições realizadas pela Fundação Cultural Badesc e pelo Museu Histórico de Santa Catarina. 

Tina Merz é designer gráfica. Graduada pela UDESC, com intercâmbio na Folkwang Universität der Künste de Essen, Alemanha, mestra em artes visuais (UDESC), na linha processos artísticos contemporâneos. Como pesquisadora se dedica às publicações de artista e práticas curatoriais no espaço impresso. Organizou e traduziu do alemão, o trabalho  “3 palavras só, ou quatro, às vezes mais” da artista Tomma Wember,  co-editado pela plataforma par(ent)esis e Grafatório Edições, 2022. Trabalha e desenvolve projetos de design gráfico e editorial, em parceria com artistas e editoras.

Hugo Mund Jr. Obra gráfica

De 12 de julho a 18 de setembro

Sala 1 do Museu de Arte de Santa Catarina

Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis.

Visitação: terça a domingo, das 10 às 21 horas.

Site: ombuproducao.com/hugomund

Instagram @hugomundjr

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img