22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Jornalismo da UFSC promove painel sobre Adelmo Genro Filho nesta terça-feira

spot_img

Jornalismo da UFSC promove painel sobre Adelmo Genro Filho nesta terça-feira

spot_imgspot_img

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o painel “Adelmo Genro Filho e o Jornalismo, 25 anos depois” nesta terça-feira, 25, às 9h30, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, em Florianópolis.

No evento será relançado, pela editora Insular, o livro “O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo”, publicado originalmente em 1987 como livro, a partir da dissertação apresentada por Adelmo junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSC, sob a orientação da professora Ilse Scherer-Warren.

Ao fazer críticas tanto ao jornalismo desenvolvido no capitalismo como no socialismo, o autor, falecido em 1988, amparado em sólida formação marxista, conforme a apresentação da obra há 25 anos, assumia uma postura anti-dogmática e criativa.

Ele atribuía ao jornalismo um papel revolucionário: o de ser uma forma de conhecimento que, embora condicionado historicamente pelo capitalismo, apresenta potencialidades que ultrapassam esse modo de produção. No livro, Adelmo Genro Filho, que era professor do Curso de Jornalismo da UFSC, expõe concepções inovadoras sobre a natureza do fenômeno jornalístico.

O painel conta com quatro expositores: Sylvia Debossan Moretzsohn (Universidade Federal Fluminense), Jacques Mick (Sociologia Política/UFSC), Felipe Pontes (Sociologia Política/UFSC) e Eduardo Meditsch (Jornalismo/UFSC). A apresentação e mediação ficam a cargo dos professores Rogério Christofoletti e Francisco Karam, coordenador e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img