Jovens empreendedores são premiados em Florianópolis

EventosJovens empreendedores são premiados em Florianópolis

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Compartilhe

Programa criado pelo Sebrae/SC, valoriza planos de negócio de universitários em Santa Catarina.

A competição foi acirrada. Foram mais de 145 projetos recebidos de toda Santa Catarina na segunda edição do Concurso Estadual de Plano de Negócio, promovido pelo Sebrae/SC. No almoço de premiação, que aconteceu hoje (09/12) na Fiesc, estiveram presentes autoridades, organizadores, participantes e, é claro, a torcida esperançosa de cada um dos oito finalistas.

Voltado a estudantes e professores de instituições públicas e privadas de nível superior do estado, o programa incentiva o empreendedorismo e oferece orientação gratuita para o desenvolvimento de projetos. “Só o currículo não basta. A prática em oportunidades como esta, aliada às lições dadas em aula, é o que constitui a experiência profissional do aluno”, explica o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara.

Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Tubarão e Indaial foram os municípios catarinenses representados pelos finalistas que, depois de muito suspense, finalmente ouviram os próprios nomes serem anunciados como os primeiros e segundos colocados em cada uma das categorias.

Premiações

Os quatro primeiros colocados foram premiados com uma viagem técnica ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA), considerado o berço do empreendedorismo mundial. Serão sete dias de viagem para os que tiveram os planos de negócio escolhidos como destaque em cada uma das categorias. A partida está marcada para fevereiro de 2010, e levará os alunos para conhecer a sede das maiores empresas mundiais, como Google e Apple.

Kirley Ferreira Cardoso, premiada pelo projeto na área de serviços, afirma que o caminho foi difícil, mas que valeu a pena. “Não achei que fosse estar aqui hoje. Quase desisti, mas cheguei à conclusão de que é preciso arriscar para ganhar e, pelo jeito, deu certo”, conta a estudante do sétimo semestre de Administração da Assesc, de Florianópolis.

Cada dupla classificada em segundo lugar recebeu um Notebook Dual Core. Foi o caso de Alexandro Dutra Anacleto, acadêmico de Administração e Marketing do Ibes/Sociesc, de Blumenau. “Estou muito feliz. Me dediquei bastante e a participação no concurso foi uma forma de buscar conhecimento e colocar em prática toda a teoria que adquiri até agora”, afirma o estudante de 25 anos.

Do total de projetos recebidos este ano, mais da metade (57%) foram de estudantes do Vale do Itajaí, 15% da região Norte, 11% da Grande Florianópolis, 8,9% vieram do Sul do estado e os outros 6% do Oeste e do Planalto Serrano.

Em comparação com a primeira edição, o número de planos de negócios entregues pelos participantes aumentou em 290%. “Todo o sucesso alcançado nesta etapa é devido também ao envolvimento dos professores universitários na fase de elaboração dos planos de negócios”, garante o organizador do concurso, Spyros Diamantaras.

Os planos para o próximo ano são de aumentar o número de acadêmicos interessados em participar do programa. “Nosso desejo é que as universidades se juntem a esse movimento tão importante para a economia brasileira”, afirma Ortigara.


Premiados

Comércio

1º colocado – Caroline Franke (Furb, Blumenau)
2º colocado – Leonardo Momm Ponsam (Furb, Blumenau)

Serviço

1º colocado – Kirley Ferreira (Assesc, Florianópolis)
2º colocado – Alexandro Dutra Anacleto (Ibes/Sociesc, Blumenau)

Indústria

1º colocado – Bárbara Samanta de Oliveira (Furb, Blumenau)
2º colocado – Joel Gelson Patrício Lima (Fucap, Capivari de Baixo)

Agronegócios

1º colocado – Diego Benedet Bristot (SATC, Criciúma)
2º colocado – Bruno Fioravante Vale (Senac, Florianópolis)