18.1 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

“Lá vem a Bonita!”: dupla de palhaçaria inicia intervenções de rua em Santa Catarina

spot_img

“Lá vem a Bonita!”: dupla de palhaçaria inicia intervenções de rua em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Ação realizada pelo projeto Roda Riso, composto por Gretta e Billy e sediado em Florianópolis, percorrerá 10 cidades do Estado entre abril e maio

A dupla de palhaçaria Roda Riso, formada por Greice Miotello (palhaça Gretta) e Allan Ortega (palhaço Billy), inicia em abril uma jornada de apresentações da intervenção de rua “Lá vem a Bonita!” por diversas cidades de Santa Catarina. Sediado em Florianópolis, o projeto realizará apresentações gratuitas em Imaruí, São José do Cerrito, Monte Carlo e Lebon Régis a partir do dia 21 (domingo). Confira abaixo a programação completa do mês.

“Lá vem a Bonita!” traz ao público a possibilidade de conhecer a palhaça Gretta e o palhaço Billy de uma maneira diferente: sobre quatro rodas! Nesta intervenção, a dupla percorrerá as ruas de cada cidade com sua van/motorhome, apelidada carinhosamente de Bonita – uma companheira de aventuras que já os levou para diversos lugares do Brasil, chegando até o Nordeste, e também nos vizinhos Uruguai e Argentina.

“Nosso projeto é um acontecimento diferente em um lugar comum”, afirma Allan Ortega. “Além do poder da arte de estimular sonhos e criar fantasias, a gente também busca com os nossos trabalhos aliviar o estresse do público por meio do riso e da descontração e difundir cultura a uma parcela da população que não tem costume de consumir arte circense da palhaçaria”. 

A intervenção “Lá vem a Bonita!” conta com orientação em palhaçaria de Ricardo Puccetti, membro do LUME Teatro (Campinas/SP) e uma das maiores referências no campo da palhaçaria de rua de todo o país.

O Roda Riso por Santa Catarina é um projeto realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Roda Riso por Santa Catarina conta com o incentivo da Condor.

“Lá vem a Bonita! Ela mesma, a casa rodante que abriga a palhaça Gretta e o palhaço Billy. Hoje, em passeio exclusivo pela cidade, dando seu ar da graça! Billy e Gretta a conduzem, a transformam em palco e cuidam bem dela. Um show itinerante de roda e de riso para toda a família. Lá vem a Bonita!”

Intervenção de rua

Uma van chamada Bonita, que se torna personagem no contato com uma dupla de palhaçaria, que têm vivências e habilidades múltiplas – tudo isso em movimento, pelas ruas da cidade, provocando curiosidade, risos e olhares atentos da população que transita em sua rotina.

Segundo Greice Miotello, a Bonita “é nosso motivo para a gente brincar juntos. Não existe uma dramaturgia, uma sequência lógica… a gente vai percorrendo a rua da cidade por um certo tempo junto com a van, fazendo nossa palhaçaria, nossos números individuais e coletivos, e vemos o quanto esta ação modifica o espaço. Um lugar comum que se torna palco, e depois que vamos embora, deixamos aquele rastro, uma memória marcada na mente e coração dos que nos viram passar”.

“Lá vem a Bonita!” é um espetáculo para ser visto por qualquer pessoa, de qualquer idade, pelo tempo em que a dupla esticar sua lona imaginária na cidade. O projeto chega para quebrar a rotina dos espaços, criar poesia e romper as relações cristalizadas que existem onde o circo da Bonita irá passar.

“A ideia é proporcionar ao público um encontro com Gretta e Billy e através da comicidade, descobrir novas maneiras de se olhar, e de olhar o mundo. Abrir novas possibilidades de existir neste espaço, pois muitas vezes, a rotina e o modo automático tomam conta das pessoas, condicionando como elas interagem com o ambiente e o outro”, explica o diretor artístico da intervenção, Ricardo Puccetti.

O projeto une, na mesma ação teatral, o universo da palhaçaria e do teatro de rua. É um espetáculo, uma intervenção que democratiza e traz acesso à arte e à cultura para aquelas pessoas que normalmente não têm o hábito de frequentar um teatro. “O olhar do palhaço, da palhaça, cria novas formas de interação entre as pessoas. Permite a comunhão, o encontro humano e também faz com que a van deixe de ser um simples meio de locomoção para se tornar um personagem importante do espetáculo”, pontua o diretor.

Pintando sorrisos, rodando sonhos

Com incentivo da Condor, indústria catarinense que em 2024 completa 95 anos, por meio do PIC (Programa de Incentivo à Cultura) da FCC (Fundação Catarinense de Cultura), o projeto Roda Riso tem como alguns de seus principais combustíveis a conexão pelo riso e também o estímulo aos sonhos – que muitas vezes podem se tornar realidade.

O Roda Riso acredita que a arte pode transformar realidades, aliviar tensões, alimentar os sonhos, ajudar na criatividade e permitir olhar para o mundo e o outro, a outra, de outras formas.

“Percorrer cidades com um carro/casa e ainda de forma artística já faz parte do imaginário coletivo: os circos que vinham com seus caminhões, trailers e lonas, traziam os espetáculos, as virtuoses, os grandes números dos artistas, a alegria… e depois iam embora. Aquela sensação de que algo transformador veio e foi embora, provocou o imaginário e fez pessoas rirem e chorarem trazendo à mente aquela ideia: e se eu fugisse com o circo?”, brinca a dupla. “Ou aquela curiosidade: será que é possível viver assim? Como são suas casas? Como é não ter um lugar fixo? Como é ter o mundo como quintal? Dá para viver de arte?”

Com esse imaginário, permeado por uma pandemia recente e por reflexões sobre o futuro, os artistas colocam então em prática esse sonho coletivo que os move: percorrer estradas, conhecer cidades, entrar em contato com várias realidades e mundos e, ainda assim, trabalhando com arte, que é a forma como escolheram para estar nessa vida. A decisão não é só por eles, mas também para inspirar a realização de sonhos de outras pessoas e a transformação social a partir da conexão de afetos.

Roda Riso

Roda Riso por Santa Catarina é o resultado do sonho de dois artistas, Greice Miotello e Allan Ortega, de viajarem com sua casa rodante levando na bagagem o que os move artisticamente: a palhaçaria. Nesta edição, a dupla segue pintando sorrisos por 10 cidades de Santa Catarina com a intervenção de rua “Lá vem a Bonita!”, dirigida pelo renomado diretor e palhaço Ricardo Puccetti.

Greice desde 2003 tem sua pesquisa focada na palhaçaria e no teatro de rua, produzindo, atuando, ensinando e dirigindo vários trabalhos artísticos principalmente em Santa Catarina. Allan é palhaço e produtor desde 2016 trabalhando entre Florianópolis/SC e Campinas/SP há quase cinco anos. Os dois artistas estão juntos produzindo alguns trabalhos e sendo propulsores um do outro.

Ficha técnica

Concepção e atuação: Greice Miotello e Allan Ortega | Direção: Ricardo Puccetti | Figurino: Ana Paula Grigoli | Design: Tita Tinta Ilustra | Ilustração: Humberto Soares | Fotografia: Pedro Ambrósio | Assessoria de Imprensa e social media: Miguel Von Zuben | Produção executiva: Bia Alvarez | Produção geral: Allan Ortega | Coordenação: Greice Miotello

Serviço

“Lá vem a Bonita!” | Intervenção de rua com Roda Riso

Grátis | Livre

21/abr | Domingo | 17h

Imaruí | Rua Governador Celso Ramos, próximo ao Mercado Público, Centro

23/abr | Terça-feira | 13h30

São José do Cerrito | Rua Anacleto da Silva Ortiz, em frente à Prefeitura, Centro

25/abr | Quinta-feira | 18h

Monte Carlo | Praça das Bandeiras, Rodovia SC-452

27/abr | Sábado | 17h

Lebon Régis | Rua Waldir Ortigari, em frente ao Ginásio Municipal, Centro

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img