20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Laboratórios da caravana Rumos Jornalismo Cultural abrem inscrições em Florianópolis

spot_img

Laboratórios da caravana Rumos Jornalismo Cultural abrem inscrições em Florianópolis

spot_imgspot_img

A definição do projeto, a organização da pauta e as técnicas de entrevista são alguns dos tópicos abordados. Os participantes que quiserem produzir um texto depois dessa experiência, podem enviá-lo para apreciação do Itaú Cultural. Eventualmente, terão seu trabalho divulgado no blog www.itaucultural.org.br/blogdorumos

Como Fazer na Internet Coberturas ao Vivo de Eventos Culturais é um laboratório de criação de web TV ao vivo para que os professores e estudantes participantes sejam capacitados na produção de cobertura em tempo real de eventos culturais. O escritor e jornalista José Castello e o professor de jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo Fábio Malini promovem um laboratório, cada um, na Fundação Catarinense de Cultura, no início de maio. Gratuitas, as inscrições abrem no dia 25 de abril

No dia 2 de maio, das 15h às 18h30, o Itaú Cultural, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura, realiza o laboratório Em Busca do Personagem: Um Olhar Singular ministrado pelo escritor e jornalista José Castello. No dia seguinte, no mesmo horário e local, é a vez de Fabio Malini que, além de professor de jornalismo, é ativista do Fórum de Mídia Livre e da Universidade Nômade, promover o laboratório Como Fazer na Internet Coberturas ao Vivo de Eventos Culturais.

As inscrições para garantir vaga nos laboratórios abrem dia 25 de abril. Devem ser feitas pelo telefone (48) 3953-2314 ou e-mail diarte@fcc.sc.gov.br. São 50 vagas disponíveis para o laboratório Em Busca do Personagem: Um Olhar Singular,e 20 para o Como Fazer na Internet Coberturas ao Vivo de Eventos Culturais.

Dirigido a professores e estudantes de jornalismo, o laboratório de Castello tem como foco uma reflexão sobre o que é um olhar singular para o jornalista cultural, que deve ser livre de clichês, do óbvio e do exóticoToda feita em streaming (via celular e twitcam), a cobertura online, na atividade, será divulgada na web (blog e twitter do Rumos), além da criação de uma fanpage do Rumos no Facebook especialmente para registros da atividade.
Este laboratório se divide em duas fases. Com cerca de uma hora de duração, a primeira traz conteúdo teórico e técnico com o objetivo de mostrar algumas ferramentas de fácil acesso que possibilitam a transmissão ao vivo de conteúdos para a rede. A segunda, intitulada Ao Vivo, dura aproximadamente duas horas com atividade prática de produção de textos, vídeos e fotos, enviando o material para a rede.

Caravana Rumos

Os laboratórios marcam mais uma viagem da caravana Rumos Itaú Cultural composta por equipes formadas pelo instituto para divulgar, em todo o país, os editais Rumos Itaú Cultural para Educação, Cultura e Arte; Artes Visuais; e Jornalismo Cultural. Ainda em Florianópolis, no dia 3, às 20h, o Teatro Álvaro de Carvalho recebe Mátria, Uma Outra Linha de Tempo Cultural4 e 5, a curadora Janaína Melo ministra a oficina Portfolio de Artista, no Museu Victor Meirelles., aula-espetáculo do músico e dançarino Antonio Nóbrega. Em seguida, nos dias

Os três núcleos que estão com editais abertos neste ano (Artes Visuais, com inscrições até 29 de maio; Educação, Cultura e Arte, até 30 de junho, e Jornalismo Cultural, até 15 de julho) formaram equipes com profissionais, estudiosos, jornalistas e pesquisadores de suas respectivas áreas e com elas visitarão todas as capitais do país. Além de debater questões relacionadas com a sua área e a cena das cidades visitadas, ou promover oficinas e palestras – para cada cidade há uma programação diversificada – em paralelo, as equipes divulgam os novos editais do Rumos Itaú Cultural.

A caravana que apresenta o edital de Jornalismo Cultural realiza laboratórios para professores e estudantes, além de participar dos encontros do FNPJ – Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, parceiros deste segmento desde as primeiras edições. A de Artes Visuais promove palestra com os curadores Agnaldo Farias e Ana Maria Maia, além de oficinas e mapeamento da cena das artistas nas diferentes regiões do país. Já a de educação, segue com a aula-espetáculo de Antonio Nóbrega.

Parte das ações permanentes da instituição desde 1997, o Rumos fomenta a produção artística e intelectual do Norte ao Sul do país. Pioneiro no mapeamento da produção artística contemporânea, em 14 anos o programa soma aproximadamente 24 mil projetos inscritos, com o apoio ao desenvolvimento de 990 projetos em Arte Cibernética, Artes Visuais, Cinema e Vídeo, Dança, Teatro, Educação, Jornalismo Cultural, Literatura, Música e Pesquisa Acadêmica. Levou a obra dos selecionados a mais de 3 milhões de pessoas em todo o país, (sem contar o público atingido pelos seminários e demais ações das itinerâncias do programa). As obras selecionadas foram divulgadas, ainda, por mais de 900 emissoras de rádio e televisão parceiras.

Perfil dos participantes

Fábio Malinié doutor em Comunicação, professor de jornalismo na UFES – Universidade Federal do Espírito Santo e ativista do Fórum de Mídia Livre e da Universidade Nômade. Consultor do Onda Cidadã – Mapeamento Nacional da Comunicação Autônoma para o Itaú Cultural, e mantém o blog http://fabiomalini.wordpress.com/. Twitter – @fabiomalini. Facebook – fabiomalini.

José Castelloé jornalista e escritor. Carioca radicado em Curitiba, é colunista do Prosa & Verso, de O Globo. Colaborador do Valor Econômico, das revistas Bravo! e Época e do mensário Rascunho. Autor de João Cabral: O Homem Sem Alma/Diário de Tudo (2006), Inventário das Sombras (1999), Vinicius: O Poeta da Paixão (1993), A Literatura na Poltrona/Jornalismo Literário em Tempos Instáveis (2007) e Ribamar (2010), entre outros.


SERVIÇO

Rumos Jornalismo Cultural
LaboratórioEm Busca do Personagem: Um Olhar Singular
Por José Castello
Dia 2 de maio
Das 15h às 18h30
50 vagasLaboratório Como Fazer na Internet Coberturas ao Vivo de Eventos Culturais
Por Fábio Malini
Dia 3 de maio
Das 15h às 18h30
20 vagas
Inscrições para ambos, a partir de 25 de abril
Classificação indicativa: 16 anos
Tel.: (48) 3953-2314 / 2312 ou e-mail diarte@fcc.sc.gov.br
Certificados para quem cumprir 75% da carga horária

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img