fique por dentro de floripa

- Segurança - Lagoa da Conceição vai ganhar mais atenção do poder público na segurança e na fiscalização do comércio

14.03.2019

Lagoa da Conceição vai ganhar mais atenção do poder público na segurança e na fiscalização do comércio

14.03.2019
Lagoa da Conceição vai ganhar mais atenção do poder público na segurança e na fiscalização do comércio
Foto: PMF/ Arquivo

As ações de segurança e de fiscalização nos estabelecimentos comerciais na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, serão intensificadas. A medida foi estabelecida nesta quarta-feira, 13, pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em conjunto com representantes da Gerência de Fiscalização de Jogos e Diversões, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Superintendência de Serviços Públicos (SUSP), da Secretaria Municipal de Segurança Pública, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, do Fórum de Turismo de Florianópolis e da Câmara de Vereadores, após reunião com moradores e donos de bares e restaurantes da região.

Uma força-tarefa formada por Ministério Público, Polícias Civil e Militar e Secretaria Municipal de Segurança Pública já está realizando ações nos locais com maior incidência de perturbação. A ideia, agora, é fazer operações periódicas para combater a perturbação ao sossego e até o tráfico de drogas relatado pela população.

Na reunião também foi reforçado que as vistorias para fiscalização dos alvarás de funcionamento de estabelecimentos comerciais da região serão intensificadas. Em 2013, o MPSC firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre o assunto com Polícia Civil do estado, Polícia Militar, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), 10ª Delegacia da Polícia da Capital, Gerência de Fiscalização de Jogose Diversões e Bombeiros Militares, o qual ainda está em vigor.

O TAC estabelece os horários limites de 2 horas da manhã para bares e restaurantes e de 4 horas da manhã para casas noturnas, prevendo inclusive punições em caso de descumprimento. Contudo, além do horário, os estabelecimentos também devem respeitar o tipo de venda que são autorizados a realizar, bem como as limitações relacionadas ao som, que são regularizadas pela FLORAM.

"O que nós temos que observar é que alguns estabelecimentos estão funcionando sem qualquer tipo de alvará, sem regularização mínima. Outros têm alvará para vender revistas e estão vendendo bebida alcoólica, por exemplo. É necessário que os alvarás sejam revisados para que se adequem efetivamente ao seu funcionamento e às leis em vigor", comentou o Promotor de Justiça Daniel Paladino, que conduziu a reunião.

Revitalização

Ainda no encontro, um representante do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) apresentou o projeto de revitalização do "centrinho" da Lagoa da Conceição e da Avenida das Rendeiras, feito pela Prefeitura. O projeto prevê a construção de ciclovia e de passeio público, reformas na acessibilidade e na sinalização, dentre outras mudanças que melhorar o tráfego urbano, privilegiando pedestres e ciclistas.

Uma das questões mais debatidas pelos presentes foi a diminuição das vagas de estacionamento, atualmente disponíveis em toda a orla da Lagoa. Mesmo assim, a maioria dos moradores e comerciantes concordou que o projeto trará melhorias. O projeto está em fase de licitação e a previsão é de que as obras iniciem em breve e sejam concluídas até o final deste ano. O MPSC se comprometeu a acompanhar todo o processo de revitalização.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação do MPSC.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Juiz decreta prisão preventiva de mulher de coronel da PM encontrado morto em Florianópolis

23.05.2019

Juiz decreta prisão preventiva de mulher de coronel da PM encontrado morto em Florianópolis

Blogueira que denunciou estupro em beach club de Floripa reclama do andamento da investigação

22.05.2019

Blogueira que denunciou estupro em beach club de Floripa reclama do andamento da investigação

Projeto vai beneficiar crianças da Vila União, no Norte da Ilha

15.05.2019

Projeto vai beneficiar crianças da Vila União, no Norte da Ilha

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.