Troféu valoriza projetos que melhor traduzem o tema “Semear Sonhos”, unindo técnica, criatividade e sustentabilidade
.jpg)
Troféus entregues durante Prêmio CASACOR SC / UNIVALI, em Itapema – Foto/Carlos Alves
A CASACOR Santa Catarina e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) anunciaram o Prêmio CASACOR SC | UNIVALI – Edição Florianópolis 2025, uma iniciativa que celebra o talento e o rigor técnico dos profissionais participantes da mostra. O objetivo é reconhecer projetos que se destacam pela excelência estética e construtiva, pelo uso responsável dos recursos e, principalmente, pela aderência ao tema nacional da CASACOR 2025, “Semear Sonhos”.
Com chancela do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIVALI, o prêmio reforça o compromisso das instituições com o fomento ao pensamento crítico e sustentável na arquitetura contemporânea. “Trata-se de uma premiação de caráter técnico, que valoriza não apenas a beleza dos espaços, mas também a coerência conceitual e o impacto das soluções apresentadas”, destaca a diretora da mostra, Francis Bernardo.
Neste ano, o tema “Semear Sonhos” convida os profissionais a refletirem sobre o papel do design e da arquitetura na construção de futuros mais colaborativos e regenerativos. A proposta estimula a criação de ambientes que integrem natureza, pessoas e conhecimento, inspirando cidades que funcionem como florestas — resilientes, diversas e interconectadas.
Critérios de avaliação
Os projetos serão avaliados com base em cinco critérios principais:
Aderência ao tema “Semear Sonhos” (peso 3,0) – o alinhamento conceitual e criativo com o tema central;
Funcionalidade (peso 2,0) – eficiência, conforto e usabilidade dos espaços;
Estética (peso 2,0) – qualidade visual, originalidade e impacto sensorial;
Sustentabilidade (peso 2,0) – práticas conscientes e redução de impactos ambientais;
Qualidade na execução (peso 1,0) – rigor técnico, acabamento e excelência construtiva.
Em caso de empate, a aderência ao tema será o fator determinante.
Júri especializado
O júri é composto por cinco profissionais de reconhecida atuação acadêmica e institucional, garantindo isonomia e rigor técnico na avaliação:
Arq. Carolina Pinto, Professora da UNIVALI
Arq. Evandro da Rocha Gaspar, Professor da UNIVALI
Arq. Maria Luiza Nunes Caritá, representante do CAU/SC
Arq. Luiza de Mattos Silva, representante do IAB/SC
Arq. Giseli dos Santos Andrade, representante da ASBEA/SC
A seleção dos vencedores ocorrerá após visitas presenciais aos ambientes da mostra, marcadas para os dias 15 e/ou 18 de outubro de 2025.
Premiação e cronograma
Os vencedores serão conhecidos no Coquetel de Premiação, programado para o dia 24 de outubro de 2025. Serão concedidos troféus e certificados aos três primeiros colocados e até duas menções honrosas, além de certificados de participação a todos os inscritos.
A organização do Prêmio é realizada pelo NCPro – Núcleo de Concursos de Projeto da UNIVALI, em parceria com a CASACOR Santa Catarina.
Sobre a sede
O Parque Gráfico que sedia a CASACOR SC | Florianópolis 2025 é um endereço histórico da mídia catarinense, onde por mais de três décadas foram impressos os jornais da NSC, como o Diário Catarinense e o Hora de SC. Com a evolução da comunicação no digital, os jornais foram integrados ao portal NSC Total, ampliando seu alcance em um mundo mais conectado, com publicações em tempo real. Já a edição impressa, chega para os assinantes aos finais de semana.
Patrocínios, fornecedores e apoios
DECA – Patrocínio master
CORAL – Tinta oficial
BRB – Banco oficial
DIMAS – Patrocínio local
GUARARAPES – Apoio local
VOLVO – Carro oficial
REVEEV – Fornecedor oficial
ÁRTICO – Fornecedor oficial
LK DESIGN – Hotel Oficial
ITAPEMA FM – Rádio oficial
FAVRETTO – Apoio de divulgação
NSC TOTAL – Parceiro de mídia
VEJA – Parceiro de mídia
UNIFIQUE – Fornecedor de Wi-fi
CINDAPA – Monitoramento oficial
Serviço CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2025
Quando: De 28 de setembro a 9 de novembro de 2025.
Horários: De terça a sábado, das 13h às 21h. Domingos e feriados, 13h às 19h. As operações de restaurante, wine bar e hamburgueria têm horários estendidos, das 12h às 22h.
Onde: Ex-parque gráfico da NSC. Avenida Governador Ivo Silveira, 3811 – Capoeiras, Florianópolis – SC.
Mais informações:https://casacor.abril.com.br/pt-BR/mostras/florianopolis-2025
O quê: Prêmio CASACOR SC / UNIVALI – Florianópolis 2025
Quando: 24 de outubro
Onde: CASACOR/ SC – Florianópolis 2025
Mais informações no edital anexo.






