spot_imgspot_img
Florianópolis, 6 novembro 2024

Lançamento de livro marca a abertura da Semana Municipal do Livro infantil

VariedadesLançamento de livro marca a abertura da Semana Municipal do Livro infantil
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho, em Florianópolis, foi palco nesta segunda-feira, 13, do lançamento do livro “Cauda de Serpente, Asas de Dragão”, de Giovanna Artigiani, evento que abriu oficialmente a sexta edição da Semana Municipal do Livro infantil, realizada pela Secretaria de Educação da Capital.

“Cauda de Serpente, Asas de Dragão” é composto de dez contos e nove minicontos que exploram o universo diário de crianças em suas relações com os adultos que, atualmente, desempenham o papel de cuidado como pais, tios, babás, professores e avós.

 Para a escritora Giovana Artigiani, projetos como este são muito importantes, pois ajudam a estimular a leitura, principalmente entre as crianças e os jovens. 

Giovanna Artigiani vive em Florianópolis, é graduada em terapia Ocupacional e também é mestre em Antropologia Social. Trabalha no atendimento direto a pessoas com deficiência e escreveu vários contos sendo alguns deles premiados em concursos literários.

A Semana Municipal do Livro Infantil foi instituída em 2010, pela lei 8.125, para ser realizada no período que envolve o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e do nascimento do escritor Monteiro Lobato. Entre outras atrações desta sexta edição, estão 180 sessões de contações de histórias em 68 espaços diferentes.

 Com correalização do Sesc, em várias regiões da capital ocorrerão eventos. No SESC Prainha, entre os dias 13 e 18 e abril, haverá diversas peças teatrais, como Naquele Tempo, da Cia Pé de Vento, que trata das vivências, relatos e histórias de representantes da cultura açoriana, e Conta Ações, do grupo Expresso Produções, que conta três histórias diferentes: O velho, o burro e o menino; Menina bonita do laço de fita; e O pavão abre e fecha. Cada história enfoca temáticas do cotidiano.

 Além das unidades educativas, são parceiros da Semana Municipal do Livro Infantil a Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, Biblioteca do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Guga Kuerten (IGK), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Língua Portuguesa (NEPALP) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O evento conta ainda com o apoio da Fundação Hassis, Fundação Franklin Cascaes, Barca dos Livros, Câmara dos dirigentes lojistas, Associação das mulheres negras Antonieta de Barros, Mostra de cinema infantil de Florianópolis e editora Paulus.