fique por dentro de floripa

- Eventos - Lançamento do livro de Trajano Margarida e sarau no Palácio Cruz e Sousa marcam Dia da Consciência Negra

18.11.2019

Lançamento do livro de Trajano Margarida e sarau no Palácio Cruz e Sousa marcam Dia da Consciência Negra

18.11.2019
Lançamento do livro de Trajano Margarida e sarau no Palácio Cruz e Sousa marcam Dia da Consciência Negra
Foto: Divulgação

Evento gratuito ocorre no dia de 20 de novembro e celebra a memória do poeta e músico afrodescendente do século XX.

Acontece na quarta-feira, dia 20, a cerimônia de lançamento do livro Trajano Margarida: poeta do povo. O livro organizado pelas historiadoras  Luana Teixeira e Lucésia Pereira é o resultado de mais de dois anos trabalho para reunir toda a obra do autor.  É a primeira vez que ela vem ao público desde sua morte, em 1946, e traz para  leitor o olhar do poeta sobre a Florianópolis do início do século XX. O evento é gratuito e acontece às 19h no Palácio Cruz e Sousa. Para a manhã do dia 20 também está prevista uma homenagem no túmulo de Trajano no cemitério São Francisco de Assis, Itacorubi, às 9h30.

Trajano Margarida, poeta e músico de Florianópolis, nasceu em 1889, foi um importante representante das demandas da população negra, eleito duas vezes presidente do Centro Cívico e Recreativo José Boiteux. Sua obra é composta por poesias, versos, livretos, marchinhas de carnaval. Para rememorar seus escritos, o lançamento contará com um sarau de poesias do autor interpretadas pelo rapper  Daniel DKG Dekilograma, organizador do Slam Continente, e também da cantora Jandira Souza.

Segundo as organizadoras, o livro é ao mesmo tempo uma homenagem póstuma e uma luta pela memória. “Ao publicar sua obra reunida não estamos apenas apresentando ao grande público esse poeta fabuloso que foi Trajano Margarida, mas também trazendo um pouco da história de luta e de restrições que acompanhou a população negra da Florianópolis nas décadas que se seguiram à abolição da escravidão”, explica Luana.

A publicação faz parte da coleção Autores negros do pós-abolição e é o segundo livro da série publicada pela Editora Cruz e Sousa, que tem  Ildefonso Juvenal da Silva: um memorialista negro no sul do Brasil como o seu primeiro volume.  A obra também faz parte do projeto Afrodescendentes no Sul do Brasil financiado com apoio do  Edital Memórias Brasileiras: biografias da Capes e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina – SINPREVS/SC.

 Serviço:

O quê? Lançamento do livro e sarau em homenagem ao poeta Trajano Margarida.

Quando? 20 de novembro, quarta-feira, 19h.

Onde? Palácio Cruz e Sousa – Praça XV de Novembro, 227 - Florianópolis.

Valor? Entrada gratuita.

Valor do livro? R$ 30,00.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Florianópolis sediou a maior competição de Direito Internacional do mundo

19.02.2020

Florianópolis sediou a maior competição de Direito Internacional do mundo

Florianópolis sedia maior evento cervejeiro da América Latina

19.02.2020

Florianópolis sedia maior evento cervejeiro da América Latina

Florianópolis recebe evento sobre o mercado de beleza natural, orgânica, vegana e cruelty free

18.02.2020

Florianópolis recebe evento sobre o mercado de beleza natural, orgânica, vegana e cruelty free

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.