fique por dentro de floripa

- Eventos - Lançamento do livro e filme Colônia Blumenau no Sul do Brasil no CIC

13.09.2019

Lançamento do livro e filme Colônia Blumenau no Sul do Brasil no CIC

13.09.2019
Lançamento do livro e filme Colônia Blumenau no Sul do Brasil no CIC
Foto: Divulgação

O Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) será palco do lançamento do livro e do filme Colônia Blumenau no Sul do Brasil, de Gilberto Gerlach. O evento ocorre no dia 25 de setembro, às 20h, com distribuição de ingressos gratuitos 30 minutos antes.

A publicação apresenta, em 800 páginas, textos e imagens de Blumenau, até então inéditas, com legendas em português e alemão, além de relatos de imigrantes que ajudam a contar a história dos primeiros anos da Colônia. A cronologia da obra se inicia em 1848, na primeira exploração do Rio Itajaí, e segue até 1934, com o desmembramentos dos distritos da cidade.

Serão sorteados cinco exemplares do livro antes da exibição do filme, que tem duração de 67 minutos.

Resumo do livro e filme

Com apenas 17 pessoas, o empreendimento tem início em setembro de 1850. Como primeiro abrigo, é erguida uma cabana com folhas de palmito. No ano seguinte, houve um aumento e, na lista, constava um número de 110 recém-chegados, ocasião em que a Colônia festejava sua real fundação com a posse de 12 lotes.

Em 22 de agosto de 1852, chegavam a Blumenau os irmãos Müller - Fritz e August, com suas famílias. Até 1854, totalizavam 309 imigrantes. Havia, então, 40 lares estabelecidos, seis em construção, dois engenhos, dois alambiques e duas atafonas de mandioca. Em 1856, o jovem Karl Kleine, com sete anos de idade, chegava com seus pais. Depois viria a escrever suas impressões em caderno de 1 mil páginas.

Röse Sametzki Gärtner introduziu o Teatro na Sociedade dos Atiradores. Em 1860, chegava a Blumenau o primeiro cervejeiro - Heinrich Hosang, instalado na Itoupava Seca. Outras cervejarias foram abertas: Friedenreich, Rischbieter, Jennrich, Feldmann, Berner, etc. Por volta de 1900 já havia cerca de oito delas.

Este relato cinematográfico começa com a chegada dos imigrantes ao Porto de Itajaí, a subida pelo Rio Itajaí-açu, até chegarem à região de Belchior, retratada por Bernhard Wiegandt, onde em uma figueira brava poderia ter sido pendurada uma placa com os dizeres: "Deixai toda esperança, vós que entrais!", numa alusão ao poeta Dante.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro e do filme Colônia Blumenau no Sul do Brasil, de Gilberto Gerlach
Quando: 25 de setembro de 2019, às 20h
Onde: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita (limitada à capacidade do Cinema de 137 lugares). Distribuição de ingressos a partir das 19h30.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

LIDE SC traz convidados para falar sobre esperança durante a pandemia

13.07.2020

LIDE SC traz convidados para falar sobre esperança durante a pandemia

Observatório da Udesc Esag e parceiros lançam campanha e debate on-line nos 30 anos do ECA

10.07.2020

Observatório da Udesc Esag e parceiros lançam campanha e debate on-line nos 30 anos do ECA

Cervejarias da Grande Florianópolis se unem para ajudar comunidade carente da região

08.07.2020

Cervejarias da Grande Florianópolis se unem para ajudar comunidade carente da região

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.