24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Lançamento de A Educação e o Mosca Morta em Florianópolis marca o Dia do Meio Ambiente

spot_img

Lançamento de A Educação e o Mosca Morta em Florianópolis marca o Dia do Meio Ambiente

spot_imgspot_img

O documentário produzido pela Contraponto será exibido no Espaço Cultural Sol da Terra, nesse domingo

Como a educação pode reverter situações insustentáveis? Bons exemplos de projetos e pessoas transformadoras estão em A Educação e o Mosca Morta, dirigido por Kátia Klock. O lançamento em Florianópolis é neste domingo, 5 de junho, às 17 horas, no Espaço Cultural Sol da Terra, Lagoa da Conceição. A sessão aberta ao público aproveita o Dia Mundial do Meio Ambiente para refletir sobre o assunto. O documentário produzido pela Contraponto é um dos oito da série Somos 1 Só, sobre socioambientalismo, que está no ar no SESCTV e na TV Cultura – onde A Educação e o Mosca Morta estreia dia 14 de junho, às 23h45.

A produção do documentário envolveu 150 pessoas em Santa Catarina, entre equipe e entrevistados. O cerne da educação ambiental é apresentado a partir de projetos desenvolvidos no Estado. De Garopaba são apresentados trabalhos coordenados pela Fundação Gaia, como o Escola Amiga do Meio Ambiente e a Mostra Professor José Lutzenberger. Na Comunidade Chico Mendes, em Florianópolis, o projeto A Revolução dos Baldinhos, desenvolvido pelo Cepagro (Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo/UFSC) em conjunto com os moradores e as escolas promove educação e cidadania através da coleta seletiva de lixo orgânico e compostagem. O surfe como forma de educar é o mote do projeto Procurando Caminho, que leva jovens em situação de risco para a prática do esporte. A permacultura é abordada pela personagem Recicleide, criada pela atriz Karina Signori. Outra passagem importante acontece no Parque Estadual Serra do Tabuleiro entre a equipe da Caipora Cooperativa, responsável pelo trabalho educativo, e as crianças da Reserva Indígena Mbya-Guarani, do Morro dos Cavalos, de Palhoça.

A narrativa documental mescla exemplos de iniciativas, depoimentos de especialistas – como o da educadora Isis de Palma, consultora de A Educação e o Mosca Morta -, e conflitos ficcionais, construídos com muito humor e com um olhar crítico sobre a sociedade. O fio condutor é a dramatização que conta a caminhada do aprendiz Mosca Morta (Diogo Vaz Franco, ator catarinense) e de seu Mestre Shei Xin (o ator japonês Ken Kaneko, que vive em São Paulo). Mosca Morta quer se tornar um Guerreiro Verde e para isso tem que cumprir os “Cinco Passos”. O elenco ainda traz Margarida Baird encenando a grande Sábia; Renato Turnes como o filósofo Rousseau; Chico Caprario na pele de Robinson Crusoé e Sandro Maquel como o aborígene Sexta-feira.

As dramatizações foram dirigidas por Marco Martins, com assistência de Lícia Brancher. Mauricio Venturi assinou a produção executiva do documentário, e José Roberto Torero elaborou o roteiro junto de Marcus Aurelius Pimenta – função aliás partilhada pelos dois em toda série Somos 1 Só (www.somos1so.com.br).

A Educação e o Mosca Morta

Sinopse | Durante os Cinco Passos para se tornar um Guerreiro Verde, o aprendiz Mosca Morta e o Mestre Shei Xin trilham os caminhos da educação. Este documentário aponta direções para que possamos tornar a nossa sociedade mais responsável, sustentável e integradora, tendo como pano de fundo a educação ambiental.

Argumento | A educação crítica e a importância da ecoalfabetização. O homem é aquilo que conhece ou o que lhe mandam ser? Como ativar a consciência humana? Educação, ciência e tecnologia na construção do saber e do desenvolvimento humano, mas também na geração de novos conflitos e no centro de um debate sobre ética, política e liberdade.

Ficha Técnica
produção . Contraponto
direção . Kátia Klock
produção executiva . Mauricio Venturi
direção de cena . Marco Martins
assistente de cena . Lícia Brancher
produção . Claudia Castilhos e Zuca Campagna
fotografia e câmera . Marx Vamerlatti
montagem . Cintia Domit Bittar e Lucas de Barros
assistente de montagem . Igor Delion
finalização . Lucas de Barros
animações . Paulo Calasans
trilhas sonoras . Ricardo Fujii
figurino e objetos . Ligia Baleeiro
maquiagem . Adriana Bernardes
assistente geral . Sergio Flores
comunicação . Sarah Goulart

ELENCO
Mestre Shei Xin . Ken Kaneko
Mosca Morta . Diogo Vaz Franco
Sábia . Margarida Baird
Rousseau . Renato Turnes
Robinson Crusoé . Chico Caprario
Sexta-Feira . Sandro Maquel
Narração . Margarida Baird

ENTREVISTADOS: Adão Antunes, Amauri Rodrigues, André do Nascimento, Diego Ribeiro, Flavia Pereira, Glenn Suba, Isis de Palma, Joana Mongelo, Josiane Oliveira, Karina Signori, Maicon Chaves, Márcio Mortari, Marcos José de Abreu, Maria Clara Vinotti, Maria Terezinha Abreu, Mônica Pontalti, Roger Souto, Rose Marie Inojosa, Sandra Antunes Severo, Vera Lucia Lorensi, Terezinha da Conceição, Rose Helena Rodrigues.

O quê . Lançamento do documentário A Educação e o Mosca Morta
Quando . Domingo, 5 de junho, 17 horas
Onde . Espaço Cultural Sol da Terra, Avenida Afonso Delambert Neto, 885 – Lagoa da Conceição, Florianópolis

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img