18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Lançamento do CD MusaDiversa no Teatro Álvaro Carvalho dia 16/10

spot_img

Lançamento do CD MusaDiversa no Teatro Álvaro Carvalho dia 16/10

spot_imgspot_img

Será realizado no dia 16 de outubro , no Teatro Álvaro de Carvalho, as 20:30, o Lançamento do CD MusaDiversa, com entrada franca e com distribuição gratuita dos CDS.

A obra MusaDiversa foi produzida pelo compositor, arranjador e violonista Felipe Coelho. Foi patrocinada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura com apoio Cultural da Unimed Grande Florianópolis.

MusaDiversa não é apenas um disco, mas um conceito artístico que “ebule” uma expressão urgente e necessária da atualidade. A música que se ouve, traduz apenas em som, um fenômeno que acontece simultaneamente em todas as esferas da expressão artística, e um fenômeno do qual todos nós fazemos parte: o da hipercultura. Trata-se da fusão natural e contínua de tendências, gerando novas tendências, e que hoje borbulha mais do que nunca em todos os países, conseqüente a disponibilidade da informação. O conceito de Musadiversa contribui para a formação do que pode vir a ser uma identidade artística representativa não de apenas um país, mas sim de nós seres humanos, hoje todos interconectados compartilhando idéias.

O título busca em “musa”, ideais de cores, beleza e extravagância, e em “diversa”, o abandono de quaisquer rótulos musicais, reiterando a concepção dos compositores de produzirem uma arte sem regras, objetivando apenas a beleza e o prazer do som com total liberdade. E por fim, o título se completa com uma alusão sonora entre “musa” e o meio pelo qual se expressa aqui a hipercultura: a música.

O violonista Felipe Coelho escolheu minuciosamente os músicos que neste projeto usufruiriam de total autonomia artística trazendo a própria impressão digital musical, visando uma música verdadeira, orgânica, e conseqüente da soma dos pensamentos de cada um. “Criar dentro desse conceito artístico já era uma idéia de alguns anos atrás, e o mais importante foi escolher os músicos, o que levou um longo processo de observação. O objetivo seria um trabalho sem a liderança de uma pessoa, mas sim a criação de um grupo, exatamente para se chegar a esse resultado multifacetado”. O disco conta com a participação do pianista Luiz Zago, o baixista Rafael Calegari, o baterista Mauro Borghezan, e o saxofonista Maycon Souza. “Todos donos de uma personalidade musical forte e única, e tocam seus instrumentos de uma forma que ninguém toca” afirma Coelho.

O resultado foi uma bem dosada salada de tendências musicais tão diferentes, que muitos não imaginariam que poder-se-ia digerir com tanta suavidade. Percebe-se detalhes que lembram a música eletrônica, a bossa-nova, momentos que lembram o rock, o jazz contemporâneo, e até gaúcho, flamenca, e oriental.

Nas palavras de Coelho: “O que torna bela a mistura de cores em uma pintura? Qual a direção certa para se encontrar novos ares de beleza no processo de criação sonora? Nas esferas artísticas onde tudo já se fez, o processo de criação só é possível na recriação. Nas artes plásticas, é a recombinação de cores antes já vistas. Na música, a diversidade de formas outrora distintas co-existindo em uma nova linguagem… assim como a figura de uma bela mestiça, conseqüente da mistura de traços que combinam em sua células o que há de mais belo nos diferentes cantos do planeta.”

SOBRE OS MÚSICOS

Felipe Coelho tornou-se mestre em música com apenas 23 anos como bolsista integral na Universidade da Georgia nos Estados Unidos. De volta ao Brasil lança seu primeiro disco autoral, , Raízes Trançadas, para formação camerística, já sugerindo um fusão inusitada entre oriente e ocidente, e ganha atenção nacional pelo programa Manhattan Connection além de receber o Premio Elizabete Anderle da FCC. O segundo trabalho CataVento ganha aclamado Premio Funarte, colocando-o no cenário nacional com uma turne de 40 shows pelo Brasil entre 2010 e 2011, além de participações oficiais nas Oficinas de Curitiba, Joinville Jazz Festival, Festival Internacional de Flamenco São José dos Campos, e no Seminário Nacional de Violão de Itajaí.

Maycon de Souza é graduado em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. De Souza aprofundou-se na linguagem da improvisação, tendo como principais influências: Charlie Parker, Vinícius Dorin, Cannonball Aderley, Proveta, entre outros. Como instrumentista, já atuou com a Ilha Big Band, Leandro Fortes Sexteto, All Jazzera, Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, Big Band Biguaçu e Poré Poré, grupo com o qual apresentou-se em 2005 no Circuito Cultural Banco do Brasil.

Luiz Zago é bacharel em Piano pela UDESC. Venceu a 1ª e 3ª edição do Festival de Música do SESC- SC (anos 2000 e 2002), respectivamente como músico e compositor/pianista. Em agosto de 2009, recebe o prêmio Franklin Cascaes pelo show “50 anos de Bossa- nova”. Compositor, arranjador e pianista, Zago já gravou em mais de 40 CD’s, entre eles o seu atoral “Até Amanhã”, transitando entre a música popular brasileira, o jazz e a música clássica. Já dividiu o palco e o estúdio com nomes como André Mehmari, Chico Saraiva, Tavinho Moura, Nailor “Proveta” Azevedo, Toninho Ferragutti.

Rafael Calegari compositor, contrabaixista, arranjador e produtor musical é natural de Tubarão – SC. Reside em Florianópolis onde graduou-se em Licenciatura em Música pela UDESC. Já acompanhou artistas como, Luiz Melodia, Sandra de Sá, Fagner, Luiz Meira, Luciana Melo, Yamandú Costa, Alegre Corrêa e Elza Soares. Atuante no cenário do jazz e da MPB é amante da música instrumental mundial em suas diversas formas.
Mauro Borghezan é baterista profissional desde 2004, já tendo dividido o palco com nomes como Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Vinícius Dorin, Tavinho Moura, Alessandro Kramer, Guinha Ramirez, Glauco Solter, Willy Gonzalez, Jorginho do Trompete, entre outros. Vem construindo uma notável sonoridade particular, brasileira, centro americana, sul americana e jazzística. Pode-se ouvi-lo nos CD’s: Rio Vermelho Dois Mundos, Rio Vermelho & Alegre Correa, Catavento do violonista Felipe Coelho e Musadiversa.

Lançamento CD MusaDiversa
Dia 16/10 20:30
Teatro Álvaro de Carvalho
Rua Marechal Guilherme, 26. Centro
ENTRADA FRANCA

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img