23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Lau Santos lança ‘Um Griot e dois Orikis’ nesta quinta-feira em Florianópolis

spot_img

Lau Santos lança ‘Um Griot e dois Orikis’ nesta quinta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

Integrando a programação do Dia Nacional da Consciência Negra, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) apresenta ao público infanto-juvenil, nesta quinta-feira, 20, a publicação da coletânea "Um Griot e dois Orikis" que narra histórias de personalidades afro-catarinenses. O lançamento ocorre no Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Florianópolis. A entrada é gratuita. 

Um Griot e dois Orikis é uma caixa-livro, composta por dois exemplares escritos por Lau Santos com o objetivo de promover e difundir a cultura afro-brasileira. Nestas narrativas ficcionais, o autor resgata o Cacumbi, representado nos personagens Pedro Leite e Capitão Amaro, e o instrumento Orocongo que aparece representado na figura emblemática do Seu Gentil do Orocongo. Oriki é uma narrativa ancestral iorubana e o personagem do Griot é o narrador destas histórias, ou seja, quem conta e canta a memória dos povos africanos.

Esta edição da FCC será distribuída gratuitamente nas escolas públicas do Estado de Santa Catarina, visando resgatar e preservar a memória afro-catarinense.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img