21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Lei Municipal de Incentivo à Cultura viabiliza 5146 sorrisos no Hospital Infantil Joana de Gusmão

spot_img

Lei Municipal de Incentivo à Cultura viabiliza 5146 sorrisos no Hospital Infantil Joana de Gusmão

spot_imgspot_img

(A)Gentes do Riso fazem visitas semanais com a missão de potencializar o que está bem e ajudar o processo de cura

Depois de mais de um ano sem apoio do mecanismo de incentivo municipal, os (A)Gentes do Riso encerram nesta semana etapa do projeto viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Foram contabilizados 11 plantões e 5146 sorrisos.

Tendo como ponto de partida a brincadeira, os (A)Gentes intervêm na vida de quem está no Hospital Infantil Joana de Gusmão sem receio de serem felizes, literalmente. A cura dos pacientes é a razão pela qual os 13 artistas, palhaças e palhaços, fazem um revezamento nas visitas para encontrar com crianças e adultos – familiares e funcionários – todas as segundas-feiras.

“Em 8 anos de projeto, nosso olhar foi ficando afiado para ressaltar e dar luz ao que está pulsante. Os adultos continuam muito focados nos cuidados com o que está mal e, muitas vezes, perdem a oportunidade de trabalhar buscando o equilíbrio com o que está bem. Nós mergulhamos na relação brincante que as crianças mantém com a vida”, diz Egon Seidler, o (A)Gente Jubi.

O grupo do (A)Gentes do Riso – Ano 8 é composto por (A)Gente de todo tipo: aquele que poderia ser modelo, famoso e rico, mas, é tonto mesmo (além de ter um coração de ouro); aquela que é amorosa por dentro e formigosa por fora; e ainda tem a de olhos que brilham como pedras preciosas, exuberante, transbordante e generosa; entre outros e outras, todos afiados na poesia, música, dança, teatro e circo, pontos de apoio para o riso, a graciosidade e a festa. O repertório de cada dia de trabalho é construído a partir do encontro e da relação com cada criança e com cada adulto – sejam eles acompanhantes das crianças internadas ou profissionais que atuam no hospital.

O projeto (A)Gentes do Riso é uma realização da Traço Cia. de Teatro e está em sua oitava edição. A fase que encerra nesta semana, tem o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o apoio cultural do Lira Tênis Clube.

Orientação palhacística e musical

A orientação palhacística do grupo foi coordenada pela Traço Cia de Teatro, idealizadora do projeto. O trabalho gira em torno do aprofundamento e pesquisa em relação às figuras construídas, expansão e decodificação de características cômicas para o desenvolvimento de repertório e aprendizagem de como usá-lo, deixá-lo disponível. Já a orientação musical foi da cantora, atriz e preparadora vocal Bárbara Biscaro, que trouxe toda a sua experiência para favorecer a expressão viva, criativa e prazerosa no fazer musical coletivo.

A resistência – (A)Gentes em números

13 (A)Gentes do Riso no Ano 8

Até 2018 foram contabilizados 92 mil sorrisos.

Nesta fase do projeto, estavam por vir mais de 3 mil sorrisos e alcançamos mais de 5 mil!

Ficha técnica
(A) ARRUMAÇÃO: Egon Seidler
(A) MÃO NA MASSA: Greice Miotello
(A) MANUTENÇÃO PALHACÍSTICA: Débora de Matos
(A) SONORIDADE: Bárbara Biscaro
(A)GENTES: Amanito (Khalid Prestes), Boró, o Belo (Marcio Momesso), Cassildo (Cassiano Vedana), Esmeralda (Débora de Matos), Flor (Gabriela Leite), Goiaba (Isabella Spigolon), Gretta Panschetta (Greice Miotello), Jubi (Egon Seidler), Lynda Collapso (Rhaisa Muniz), Malagueta (Paula Bittencourt), Pacacoenco (Charles Augusto), Pituca da Rosa (Ana Paula Grigoli) e Xicoza (Lidiane Mandarina).
(A) LINHA: Chouette Estúdio
(A) COMUNICAÇÃO: Alecrim Conteúdo
(A) MATEMÁTICA: Municipalis Assessoria Contábil

(A)Gentes do Riso – ano 8 (01 de agosto a 14 de outubro)
Realização: Traço Cia. de Teatro
Apoio: Hospital Infantil Joana de Gusmão
Apoio Cultural: Lira Tênis Clube
Patrocínio: Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes – Prefeitura de Florianópolis

 

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img