25.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Lei anti Fumo completa um ano em Florianópolis

spot_img

Lei anti Fumo completa um ano em Florianópolis

spot_imgspot_img

População tem apoiado a iniciativa

No dia 25 de março de 2010 entrava em vigor na cidade de Florianópolis a lei que proibia o consumo de derivados do tabaco em ambientes fechados ou semi fechados de uso coletivo. Para marcar a data a Secretaria da Saúde da capital realizou nesta sexta-feira um evento com a presença do prefeito Dário Berger, do vereador e secretário de Governo, Gean Loureiro, autor da referida legislação, e do presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Renato Geske. “Houve um amplo debate envolvendo toda sociedade, o que garantiu que se adotasse a melhor solução para o caso”, destacou chefe do executivo municipal.

Durante os primeiros meses a ação da Vigilância em Saúde da capital foi a de reforçar a orientação aos proprietários de bares, restaurantes e de outros estabelecimentos atingidos por esta lei. A partir de então o procedimento de fiscalização passou a fazer parte da rotina diária daquele órgão. Até o momento foram emitidas 428 notificações em caráter de orientação, não tendo sido necessário aplicar uma única multa. “ Isto demonstra que a população, inclusive os fumantes, estão apoiando a iniciativa”, enfatiza o secretário municipal da Saúde, João Candido da Silva.

Já o vereador e secretário de Governo, Gean Loureiro, lembra que de acordo com os dados já obtidos neste primeiro ano houve um aumento tanto na freqüência quanto no tempo de permanência e no consumo em bares, restaurantes e casas noturnas. Ele destaca ainda o fato da aplicação ter sido efetivada de forma gradual , priorizando num primeiro momento o caráter educativo.

Pelo curto tempo em que a lei está implantada em Florianópolis não é possível ter dados mais concretos quanto aos impactos positivos na área da saúde. Mas, a médica oncologista Senen Hauff destaca que em cidades estrangeiras onde uma legislação semelhante existe há mais tempo os resultados podem ser considerados excelentes.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img