23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Lente intraocular que tem revolucionado o tratamento da catarata chega a Santa Catarina

spot_img

Lente intraocular que tem revolucionado o tratamento da catarata chega a Santa Catarina

spot_imgspot_img

 

Um senhor de 70 anos, aposentado, morador de Florianópolis, que sofria de catarata em estágio avançado, foi a primeira pessoa em Santa Catarina a receber a lente intraocular Vivity, tecnologia criada por um chinês e desenvolvida pela Alcon, maior e mais respeitada indústria de oftalmologia do mundo. A lente tem revolucionado o tratamento da catarata na Europa e Estados Unidos. Agora, finalmente, ela chegou ao Brasil e já pode ser implantada em cirurgias realizada no Estado.

 

A operação inédita em Santa Catarina foi feita na semana passada pelo médico Ernani Garcia, diretor técnico do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF). “Senti-me honrado e entusiasmado em poder usar, pela primeira vez, esta tecnologia e, mais importante de tudo, fiquei muito satisfeito em dar ao paciente uma visão perfeita porque, no fim das contas, é essa a nossa mais importante missão”, sintetiza o oftalmologista, responsável por mais de 300 transplantes de córnea.

 

A nova lente faz com que a visão de média e longa distância seja nítida e não cause efeitos adversos, como acontecia com outras lentes. É realizada, durante o procedimento cirúrgico, uma pequena incisão e a lente é colocada dobrada dentro do olho para, em seguida, se abrir e ficar na sua forma original.  Ou seja, não é milagre, é apenas a tecnologia de ponta, manuseada por profissionais capacitados, para a melhorar a saúde das pessoas.

 

A lente natural do nosso olho é cristalina, mas quando deixa de ser transparente, chamamos isso de catarata. Na cirurgia, se retira a catarata e é implantada a lente dentro do olho, que permite uma visão muito boa para longe e preserva a visão de perto. O paciente poderá também abandonar o uso dos óculos e, se não houver reação, não precisará mais passar por cirurgias, apenas acompanhamento de rotina. “Resumindo, dá um salto na qualidade de vida”, resume Dr. Ernani, que semana que vem fará a segunda cirurgia com a nova tecnologia.

 

 

 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img