Florianópolis, 21 de julho de 2024

LIDE Tendências SC discute com lideranças do estado a ‘Educação para o Futuro’

spot_img

Compartilhe

Edição especial lança movimento para debater o ativo principal para desenvolvimento da sociedade e das empresas.

O LIDE Tendências Santa Catarina realizará uma edição especial, nesta sexta-feira 05 de julho, com o tema “Educação para o Futuro”. O evento ocorrerá no Rooftop Floripa Square, a partir das 8h30, e reunirá lideranças empresariais, do sistema educacional e autoridades, para debater a educação como ativo principal para o desenvolvimento da sociedade e das empresas.

Valton Werner Junior, presidente do LIDE Tendências SC e CEO do Floripa Square, destaca que “a educação é o maior alicerce para a competitividade e o desenvolvimento socioeconômico. É o que de fato possibilita novos horizontes e sem a qual, não há sentido em se discutir competitividade, ambiente de mercado, transformação digital ou crescimento empresarial. O futuro da nossa nação é a educação”.

A abertura do evento contará com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, que participará do lançamento do “Movimento Educação para o Futuro”, uma parceria entre o Sistema LIDE SC e RS, e o Sistema ACAFE, que visa aproximar ainda mais as empresas do setor acadêmico para aplicação de conhecimento, tecnologia e pesquisa, gerando inovação e desenvolvimento.

A agenda do Movimento inclui um manifesto em prol do tema como prioridade na pauta dos governantes. A ação resultará em uma carta compromisso que será compartilhada com a sociedade civil organizada e encaminhada para todos os candidatos às prefeituras de Santa Catarina.

“As oportunidades e desafios para uma Santa Catarina ainda melhor passam pela prioridade na Educação em todos os níveis”, afirma Luciane Ceretta, presidente da ACAFE e Reitora da UNESC.

Para o presidente do LIDE Santa Catarina e LIDE Rio Grande do Sul, Delton Batista, “investir em educação não só impulsiona a produtividade e a competitividade das empresas, mas também promove a inclusão social, reduz as desigualdades e fomenta o crescimento sustentável”.

Sobre os painelistas

Luciane Ceretta

Reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, e presidente da Associação das Fundações Educacionais Catarinenses – ACAFE. Conselheira Estadual de Educação de Santa Catarina. Conselheira Nacional de Educação com atuação na Câmara de Educação Superior. Vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Professora Universitária há 30 anos com forte atuação na defesa das Universidades Comunitárias catarinenses e brasileiras. Grande referência na Educação, colocou a Unesc como referência em ensino, pesquisa, extensão e inovação, contribuindo para o desenvolvimento de Santa Catarina, história que se desenha há três décadas.

Luciana Nabarrete

Ao longo de sua carreira, desenvolveu atividades em diversas funções relacionadas à Tecnologia da informação e Projetos, realizando coordenação de equipes matriciais multifuncionais e gestão de projetos de grande porte, tanto em empresas multinacionais em SP como em consultorias nas principais empresas no estado de Santa Catarina. Ingressou na ENGIE em 2005, e em 2018, tornou-se gerente de Tecnologia da Informação e Digitalização e CIO do Grupo no Brasil, onde liderou diversas iniciativas de transformação digital. Desde novembro de 2020, atua como Diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da Companhia – primeira mulher a ocupar essa posição.

Glauco José Côrte

Foi diretor financeiro adjunto da Sotelca e da Eletrosul, diretor financeiro e de relações com o mercado da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), vice-presidente executivo da Portobello, diretor da Portobello América (EUA) e presidiu o Conselho de Administração da Celesc no período de 2005 a 2010. Foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) de 2011 a 2017, e presidente interino e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente do seu Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico. Atualmente ocupa o cargo de presidente do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria Estatutário da CELESC S.A.

Rossieli Soares

Foi Ministro da Educação no Governo Temer. Anteriormente, no MEC ocupou o cargo de secretário de Educação Básica. Também foi conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). Rossieli teve passagem ainda pelo governo do Amazonas, onde foi secretário de Estado de Educação e presidente do Conselho Estadual de Educação. Ainda participou do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), ocupando o cargo de vice-presidente. Atualmente é Secretário de Educação do Estado do Pará.

LIDE Santa Catarina

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, é o maior ecossistema de relacionamento e conteúdo de líderes empresariais de Santa Catarina. Fundado em 2003 no Brasil, o LIDE possui unidades presentes em todas as regiões do país, além de unidades internacionais nos cinco continentes. Reúne executivos de diversos setores, representando mais de 52% do PIB privado do país.

LIDE Tendências

É a vertical do LIDE Santa Catarina dedicada ao debate de tendências, modelos de negócios, transformação digital, economia criativa, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.

Mais informações: www.lidesc.com.br

LIDE SC: Onde os líderes se encontram.