17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Liga das Escolas de Samba de Florianópolis suspende atividades do Carnaval 2014

spot_img

Liga das Escolas de Samba de Florianópolis suspende atividades do Carnaval 2014

spot_imgspot_img

A Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF) suspendeu todas as atividades do Carnaval 2014. O motivo, de acordo com a nota oficial divulgada pela entidade nesta semana, é o não recebimento do repasse prometido pelo governador Raimundo Colombo.

Confira a integra da nota divulgada pela LIESF nesta quinta-feira:

"A Liga das Escolas de Samba de Florianópolis e suas afiliadas, Escolas de Samba do Grupo Especial e do Grupo de Acesso, diante da falta de cumprimento das obrigações assumidas pelo Governador do Estado de Santa Catarina, Sr. Raimundo Colombo, referentes aos repasses das verbas do Carnaval de Florianópolis de 2014, resolveu tomar as seguintes medidas:

“Em reunião realizada nesta quarta-feira (22/01/2014) a LIESF e suas afiliadas, Escolas de Samba do Grupo Especial e do Grupo de Acesso, resolveram, por unanimidade, suspender todas as atividades de carnaval (ensaios, eventos, trabalhos de galpão) até que ocorra o efetivo pagamento do valor referente ao Carnaval 2014, por parte do Estado de Santa Catarina.

Fica esclarecido que em função da confirmação do Carnaval pelo Sr. Prefeito Municipal e a obrigação assumida pelo Sr. Governador do Estado de Santa Catarina, através do Secretário de Estado de Turismo, onde em reunião com a LIESF restou ajustado que os repasses seriam realizados até o final do mês de dezembro, as entidades carnavalescas assumiram diversos compromissos com fornecedores de material e, principalmente, com prestadores de serviços que estão trabalhando dentro dos galpões e nos ensaios das escolas.

Tal fato vem causando graves problemas de falta de pagamento de salários, sendo que as escolas não estão conseguindo cumprir os compromissos assumidos, por falta de cumprimento do Poder Público.

Não se pode admitir nos dias atuais tamanho descaso com a maior festa cultural do Estado de Santa Catarina. O carnaval emprega milhares pessoas de baixa renda, dando oportunidade de trabalho para vários trabalhadores. Além disso, movimenta o comércio e o turismo da Cidade de Florianópolis, Capital do Estado de Santa Catarina. Tal situação não pode perdurar!

Até o presente momento sequer houve uma manifestação do Sr. Governador a respeito da realização dos desfiles das Escolas de Samba. Essa falta de interesse do Poder Público já causou o cancelamento do Desfile Oficial das Escolas de Samba de Florianópolis em 2013, causando gravíssimos prejuízos às Escolas, pois assumiram diversos compromissos e acabaram por ficar com várias dívidas.

E não se diga que não existem recursos, pois a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte recebe recursos para investir em eventos culturais, entre eles, o Carnaval de Florianópolis. Recentemente, o Governo do Estado investiu, aproximadamente, R$ 1.500.000,00 em um evento particular de Kart, realizado no Parque Beto Carreiro.

As Escolas vêm desenvolvendo um excelente trabalho para o Carnaval de 2014, tendo iniciado os trabalhos de galpão desde a confirmação pelo Sr. Prefeito Municipal de que seria realizado o Carnaval, assinando, inclusive, o convênio para a realização do desfile. Foram contratados Carnavalescos, Artesãos, Serralheiro, Decoradores, Aderecistas, Intérpretes, Músicos, enfim, uma diversidade enorme de trabalhadores que dependem do carnaval para sustentar as suas famílias. Essas pessoas não podem ficar sem receber o seu salário.

Em razão desses fatos graves que impedem o prosseguimento dos trabalhos, a LIESF vem a público informar que, a partir desta data, todas as atividades carnavalescas estarão suspensas até o efetivo pagamento por parte do Estado de Santa Catarina, em cumprimento ao que foi acordado em reunião com o Sr. Governador do Estado de Santa Catarina.”

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img