25.1 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Little Carbone: Restaurante de estar

spot_img

Little Carbone: Restaurante de estar

spot_imgspot_img

 

 

Cantina intimista com cardápio de pastas e pizzas assinado por italianos, a Little Carbone (@littlecarbone) completa o primeiro mês de operação no Floripa Shopping com ares de nova vedete da gastronomia na Ilha. Além de pratos e ingredientes fiéis às receitas italianas, a decoração da casa também caiu no gosto do público. Gravuras de 1840 dividindo espaço com acabamentos industriais nas paredes, e poltrona da casa da vó em frente a lareira, contribuem para o aconchego que tem feito os clientes se sentirem em casa.

Inaugurada há pouco mais de um mês, ainda que sob as limitações sociais da pandemia, a Little Carbone caiu nas graças do público como um restaurante de estar. Isso tanto no prazer de estar presente e de viver uma experiência gastronômica que é um abraço, quanto no aconchego que uma verdadeira sala de estar napolitana sugere. Italianíssima em seu cardápio generoso de pastas e pizzas, a Little Carbone, no Floripa Shopping, é o espaço gourmet da Carbone Pizzeria, que opera há dois anos no Square SC, na SC 401 em Florianópolis, restaurante que ao abrir seus salões também surpreendeu justamente por três quesitos muito comuns à sua nova versão petit: sabor, aroma e aconchego nas medidas certas.

Filippo Ferrantelli, italiano que está nos bastidores da Carbone Pizzeria, e também da sua estreante versão gourmet, é o responsável pelo tempero das pastas, e também das paredes, das duas casas. A inspiração para composição do ambiente que tem impressionado, Filippo buscou in loco, visitando cantinas veramente italianas no sabor e no decor, nas pitorescas regiões de Napoli e Toscana, principalmente. "Foi muito inspirador buscar referências no berço, direto na origem da cultura culinária que servimos no nosso cardápio, e isso não está expresso apenas nos ingredientes que usamos, mas no ambiente em que servimos as refeições”, argumenta Filippo com a propriedade de quem é italiano de Roma. E a riqueza dos detalhes vai do chão ao teto, sem deixar uma parede de fora.

Com capacidade para 50 pessoas distribuídas nas alas interna e externa do restaurante, a Little Carbone abusa dos materiais tradicionalmente usados nas cantinas italianas, que são pedra, cerâmica e madeira, tudo trabalhado artesanalmente, equilibrando o estilo industrial contemporâneo com a casa da avó. Um forro rebaixado de tábuas já na entrada, com acabamento de mata juntas, causa um primeiro impacto de nostalgia, aguçada pela balança vintage, garimpada na internet especialmente para a LC. Ainda no campo dos garimpos, onde foram arrematados luminárias, bibelôs e móveis, destaque para livros muito antigos selecionados em sebos da Ilha, incluindo um dicionário português – italiano de uma editora de Milão. A arte nas paredes encanta através de diversos elementos, em especial das gravuras da Kuriosis, de Berlim, empresa criativa que restaura digitalmente livros e ilustrações centenárias, como as imagens de botânica que decoram a LC, que datam de 1840. 

As ideias da mente irrequieta de Filippo, que também é chef e assina o cardápio das duas casas, foram acompanhadas com profissionalismo pelo escritório arquitetura Vondarch e o escritório de design Cabana Urbana. E, em tempos de home office e longos períodos de permanências em casa, um trabalho multidisciplinar resultou naquele que é, atualmente, o restaurante mais acolhedor de Florianópolis, onde uma lareira arremata o clima de “sinta-se em casa” que a Little Carbone se propõe.

A Little Carbone serve menu executivo e a la carte com opções de entradas, pastas, pizzas, sobremesas, drinks e uma notável carta de vinhos, no almoço e jantar, de segunda a sexta-feira das 11:45 às 14:45, e das 18:45 até 22 horas. Sábado e domingo a Little Carbone atenderá das 11:45 até 16:30, e das 18:45 até 22 horas*

* IMPORTANTE: Atualmente, em virtude de Decreto Municipal em Florianópolis por conta da pandemia, o horário de funcionamento do Floripa Shopping é: Segunda a sábado: das 12h às 21h – horário limite de acesso ao Shopping, encerramento das atividades às 22h; Domingo: Fechado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img