30.7 C
fpolis
segunda-feira, janeiro 24, 2022
cinesytem

Livro compila a história, o fazer e o pensar a dança no Brasil

Livro compila a história, o fazer e o pensar a dança no Brasil

spot_img

“Tudo isto é dança” revela textos e abordagens inéditos escritos por diferentes artistas-pesquisadores de todo o país. Publicação, organizada e lançada pelos professores e pesquisadores Jussara Xavier e Marco Aurelio da Cruz Souza da FURB, tem formato impresso/digital e distribuição gratuita

A história escrita a muitas mãos e diferentes corpos sobre a profissionalização e difusão da dança de norte a sul do Brasil. Os textos inéditos coletados e organizados pelos professores e pesquisadores de dança da FURB (Universidade Regional de Blumenau), Jussara Xavier e Marco Aurelio da Cruz Souza, foram concentrados no livro “Tudo isto é dança”, lançado recentemente pela editora Anda (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança).

Em formato impresso e de e-book, a publicação tem distribuição gratuita viabilizada Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2020, promovido pelo Governo de Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O conteúdo digital pode ser baixado nos sites da Anda e da Midiateca de Dança. 

A dupla de pesquisadores convidou artistas atuantes no Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo para somar suas trajetórias e conhecimentos acerca de questões do fazer, pensar, aprender e ensinar a partir do movimento. Dividido em três momentos distintos, o livro traz textos de singulares pontos de vista e vida organizados nos capítulos: memórias e histórias; experiências de ensino e formação e composição de diferenças.

Segundo os idealizadores do projeto, o principal objetivo é propagar o valor, as diferentes formas de fazer e pensar o movimento e descortinar o campo possível de profissão, atuação e estudo. Além de colocar a dança como área fundamental do conhecimento humano. 

“Tudo isto é Dança” ainda marca um valioso acontecimento em Santa Catarina com a formação da primeira turma de licenciatura em dança pela FURB, em Blumenau. A formatura ocorre este ano. Destaque também para a homenagem ao bailarino e escultor  baiano Pedro Dantas Riso (1941 -2019), que dirigiu a Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes e ajudou a formar uma geração de bailarinos em Blumenau. Suas obras, inclusive, ilustram as páginas da publicação. 

“O projeto também é uma forma de marcar a licenciatura da primeira turma de formados em dança da FURB, o primeiro curso do Estado. E ainda presta merecida homenagem ao artista Pedro Dantas Riso, estendendo a todos os profissionais que se dedicam à dança no país. É um livro para documentar, trocar e informar a sociedade sobre o papel da dança no desenvolvimento humano”, comemoram Jussara e Marco.  

Conversas e lançamento

O lançamento virtual do livro “Tudo isto é Dança” repercutiu com uma série de lives mediadas pelos professores e pesquisadores Jussara Xavier e Marco Auréeio da Cruz Souza na companhia de artistas convidados no canal da FURB Dança no YouTube. 

Memórias e Histórias é um capítulo situado pelas professoras e pesquisadoras Vera Torres e Sandra Meyer. Quando morou em Paris(França) para se dedicar ao doutorado, Vera percebeu a facilidade de acesso à documentação na área. Dali se deu conta que precisava entender o contexto histórico do Brasil. Na volta para casa tratou de mapear duas regiões para investigar as influências migratórias – Blumenau e Florianópolis -, os espetáculos relevantes na historiografia de Santa Catarina.

Já a artista e pesquisadora Sandra Meyer, filha do artista visual Meyer Filho, relaciona memória, história e tempo. Com base no conceito de “Corpo como Arquivo”, de André Lepecki, ela aborda o corpo como um arquivo em impermanência, em transformação e potência. E provoca sobre as formas de registro possíveis de uma história que se faz em movimento, não apenas dança. Como experiência própria, relata a conservação do acervo deixado pelo seu pai, Meyer Filho, e como trabalhou a perspectiva do “corpo arquivo” em performances. 

A segunda conversa envolve a participação da professora Amanda Pinto, que fala sobre reconhecer o corpo como sujeito do seu fazer e a importância de ensinar cognitivamente crianças do ensino básico das escolas públicas, onde atua em Manaus (Amazonas). Filha de professora, Amanda é defensora do aprendizado da dança na escola, muito além da questão motora, como experiência do movimento e estética levada para a vida. Sua contribuição está eternizada nas páginas do livro.

Na mesma troca, a professora do curso de Dança na FURB, Ivana Vitória, retrata os entrelaçamentos ocorridos entre acadêmicos de diversos estados durante a Pandemia. Período de isolamento que potencializou a virtualidade e o surgimento de outras linguagens e corporeidades. A bailarina Letícia Gallotti, interessada na compreensão das palavras, joga luz ao vocabulário do ballet clássico, na língua francesa, como um caminho interessante para o aprendizado e a compreensão na execução dos passos e técnica. Ambas colaboram com a temática na edição. 

No terceiro e último bloco das conversas, a artista Monica Siedler faz as articulações entre a dança e a performance. Formada em artes cênicas pela UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina), ela comenta sobre o impacto da multidisciplinaridade na construção do artista e a experiência do fazer, abrangendo o lugar da performance. Amplia as fronteiras entre as artes. A artista visual, doutora em educação e professora de dança da FURB Carla Carvalho endossa sobre as experiências entre linguagens nesse lugar de trânsito em relação com artistas, alunos e professores. A escrita das artistas é partilhada na publicação.

Serviço:

O que: Lançamento “Tudo isto é dança” (Digital e impresso)

Editora: Anda (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança)

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=vRG74f7f4sc

Onde baixar o e-book: 

https://portalanda.org.br/

Exemplares: 200 cópias (Publicação gratuita)

Número de páginas: 374

Assista as lives:

Live Memórias e Histórias 

Convidadas: Vera Torres e Sandra Meyer

Link: https://www.youtube.com/watch?v=2bQKUiKRE14

Live Experiências de ensino e formação 

Convidadas: Amanda Pinto, Letícia Gallotti e Ivana Deeke Fuhrmann

Link: https://www.youtube.com/watch?v=vRG74f7f4sc

Live Composição de diferenças

Convidadas: Monica Siedler e Carla Carvalho

Link: https://www.youtube.com/watch?v=sL-g7oQiajY

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img