Publicação realizada pela A.U.E. será distribuída gratuitamente em seis escolas de Florianópolis, com oficinas lúdicas, versão digital e audiolivro acessível
A educação financeira pode começar com imaginação, aventura e muita criatividade. É essa a proposta de “Dinheiros! – Aventura em Floripa”, novo livro infantil da autora Gabriela Brioschi, que será distribuído gratuitamente em escolas municipais de Florianópolis.
A obra convida as crianças a embarcarem em uma jornada que mistura fantasia e história para explicar, de forma leve e próxima da realidade delas, como o dinheiro surgiu, como evoluiu e qual é o seu papel no dia a dia das pessoas. Organizado em capítulos, o livro aborda temas que dialogam diretamente com o universo infantil e, ao final de cada parte, propõe uma atividade educativa. Essas propostas serão aprofundadas em um Guia de Apoio Didático ao Educador, com sugestões práticas para aplicação em sala de aula e em atividades em grupo, estimulando conversas sobre consumo consciente, escolhas e responsabilidade financeira.
Para Gabriela, a proposta além de ensinar sobre dinheiro, sua origem, função e noções de orçamento e números, trata de escolhas, desejos, de imaginação e de cooperação. “Quando a criança entende que o dinheiro é uma construção da história humana, ela pode passar a enxergar valor nas relações cotidianas, nas trocas entre mercadorias e serviços presentes nas decisões que tomamos todos os dias. Pensar dinheiro inclui imaginar e criar! O livro nasce com esse desejo: plantar consciência de forma leve, divertida e acessível.”
Distribuição gratuita e acesso ampliado
O livro será distribuído gratuitamente em seis escolas de Florianópolis. Além da versão impressa, a obra também estará disponível gratuitamente em PDF para download e contará com audiolivro, garantindo acessibilidade a pessoas com deficiência visual. O material em áudio incluirá não apenas a narração da história, mas também a descrição das ilustrações.
As escolas participantes serão convidadas a firmar parceria para receber as atividades do projeto. Em cada instituição, será realizado um dia de oficinas com três oficineiros e o acompanhamento de um profissional de apoio terapêutico.
As atividades poderão assumir formato teatral, com encenação da história, ou dinâmica de jogo, dependendo da faixa etária e do perfil dos alunos, definidos em conjunto com as diretoras escolares. As situações propostas nos jogos trazem desafios que estimulam decisões e reflexões, ajudando as crianças a criarem novos hábitos a partir de experiências práticas e emocionais.
Produção e impacto social
A produção e a publicação do livro são da A.U.E. Para Mariana Souza, presidente da instituição, o projeto nasce com a missão de unir cultura, educação e transformação social. “Quando pensamos neste projeto, queríamos ir além da publicação de um livro. A ideia sempre foi criar um ecossistema completo, que chegasse à sala de aula, promovesse interação e deixasse um aprendizado real. Produzir uma obra com acessibilidade, oficinas inclusivas e material de apoio pedagógico é uma forma de ampliar o alcance e garantir que o conteúdo gere impacto de verdade nas crianças”, destaca Mariana.
Inclusão como prioridade
O projeto também foi estruturado para garantir a participação de crianças com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, as oficinas contarão com acompanhamento terapêutico, adaptação das atividades, uso de comunicação alternativa, reforços visuais, simplificação de instruções e flexibilização das regras dos jogos.
A proposta é que todas as crianças possam viver a experiência de aprendizado de forma plena, respeitando suas necessidades e potencialidades.
Apoio cultural
O projeto é patrocinado pelo município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e conta com apoio cultural da EQI Investimentos.
Para a EQI, apoiar a iniciativa reforça um propósito que acompanha a empresa desde a sua origem. “A EQI nasceu a partir da educação financeira. Foi ensinando pessoas a investir e a tomar decisões mais conscientes que construímos nossa trajetória. Até hoje, é assim que orientamos nossos clientes e nos conectamos com eles por meio do conhecimento. Levar esse tema para as crianças é ampliar esse impacto, é começar pela base. Quando falamos de dinheiro desde cedo, formamos adultos mais preparados, responsáveis e seguros. Esse projeto traduz exatamente o legado que queremos deixar para a sociedade”, Patrik Castilho, Diretor de Marketing da EQI Investimentos.
Como participar
Escolas municipais interessadas em receber o livro e participar das atividades podem entrar em contato pelo e-mail contato@aue.org.br. As solicitações podem ser feitas até o mês de julho.






