31 C
fpolis
domingo, janeiro 23, 2022
cinesytem

Livro que reúne projetos empreendedores criados na UFSC traz case do Cocreation Lab

Livro que reúne projetos empreendedores criados na UFSC traz case do Cocreation Lab

spot_img

 

Pré-incubadora presente em 18 cidades de SC foi criada nos laboratórios da universidade

 

Iniciativas empreendedoras de diferentes áreas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão reunidas no recém-lançado e-book Da Teoria à Ação – Iniciativas empreendedoras da Universidade Federal de Santa Catarina, da editora CRV. Entre os cases apresentados na obra está o Cocreation Lab, projeto de pré-incubação que nasceu nos laboratórios do curso de Design da UFSC e hoje está presente em 18 cidades de Santa Catarina. O livro está disponível para download gratuito pelo site da editora.

 

A UFSC é a sexta universidade mais empreendedora do país, de acordo com o Ranking de Universidades Empreendedoras do Brasil divulgado em outubro de 2019. Realizada pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), a lista enumera as universidades brasileiras mais empreendedoras e tem como objetivo identificar as práticas incentivadoras da inovação nas instituições de ensino superior.

 

“É uma felicidade apresentar o projeto do Cocreation Lab no livro, que reúne vários cases que mostram que a UFSC está baixando seus muros e se relacionando muito mais com o mercado”, comenta o professor de Design da UFSC e fundador do Cocreation Lab Luiz Salomão Ribas Gomez. 

 

A pré-incubadora ajuda empreendedores a transformarem suas ideias em realidade. O programa oferece cinco meses de mentorias, palestras, workshops e networking, em encontros presenciais e também pela plataforma da metodologia exclusiva TXM Business. Desde a fundação, já passaram pelo Cocreation Lab cerca de 300 projetos, dentre eles a Smart Tour Brasil, iniciativa que visa a criação de rotas turísticas inteligentes com uso de tecnologia que conquistou o Prêmio Nacional do Turismo 2019 na categoria Inovação Tecnológica e é finalista do Healing Solutions for Tourism Challenge, da Organização Mundial de Turismo; o Conexão Solar, projeto que busca popularizar a energia fotovoltaica no Brasil com soluções para empresas integradoras e residências; a Newspass, primeira plataforma on-line que ajuda as escolas de ensino médio e os cursos pré-vestibulares no ensino de atualidades; e a Rentsy, plataforma para locação de equipamentos hospitalares que atua no formato marketplace.

 

spot_img
spot_img