16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Livro sobre Victor Meirelles será lançado nesta quinta-feira na Fundação Cultural Badesc

spot_img

Livro sobre Victor Meirelles será lançado nesta quinta-feira na Fundação Cultural Badesc

spot_imgspot_img

Nesta quinta-feira, 4, ocorrerá o lançamento do livro "Victor Meirelles – Biografia e legado artístico", que apresenta o resultado de uma pesquisa histórica realizada por Teresinha Sueli Franz, professora aposentada do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento será realizado às 19h, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis.

Após quatro anos de buscas em registros genealógicos, em arquivos de documentos históricos, eclesiásticos e cartoriais do século 19, em museus de arte e em jornais da Hemeroteca Digital Brasileira da Fundação Biblioteca Nacional, oriundos do Brasil, da Argentina e de Portugal, a autora chegou a novos aspectos importantes da biografia do artista Victor Meirelles.

Nascido na antiga Desterro em 1832 (hoje Florianópolis), Meirelles mudou-se definitivamente para o Rio de Janeiro aos 14 anos, onde foi estudante e depois professor de Pintura Histórica na Academia Imperial de Belas Artes até final da monarquia. Falecido no Rio de Janeiro em 1903, o arista é considerado o maior pintor catarinense e um dos mais importantes do Brasil no século 19.

Sobre a autora

Teresinha Sueli Franz é doutora em Belas Artes pela Universidade de Barcelona e professora associada – agora aposentada – da Udesc Ceart. Formada em Licenciatura em Educação Artística, tem hoje larga experiência no campo de ensino e pesquisa em Artes Visuais. Victor Meirelles tem sido assunto do seu interesse desde 1994, quando realizou Mestrado em Educação na Universidade Federal do Pará (UFPA).

É autora dos livros "Educação para a compreensão da arte – Museu Victor Meirelles", pela Insular (2001), e "Educação para uma compreensão crítica da arte", pela Letras Contemporâneas (2003).

A primeira obra trata da importância da educação em museus no processo de educação para a compreensão da arte, estudo que desenvolveu em torno do Museu Victor Meirelles, em Florianópolis.

O segundo livro, resultado da sua tese de doutorado, apresenta a criação de um instrumento de mediação e compreensão crítica da arte, tendo como eixo norteador a pintura "Primeira Missa no Brasil" (1860), de Meirelles.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img