27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Livro sobre qualidade alimentar será lançado na Livrarias Catarinense

spot_img

Livro sobre qualidade alimentar será lançado na Livrarias Catarinense

spot_imgspot_img

No próximo dia 08 de dezembro será lançada a partir das 19h30 na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping a obra A Saúde dos Estudantes: Uma abordagem em Saúde Pública, da sanitarista e professora universitária Jane Maria de Souza Philippi.

Propondo-se a trabalhar as três colunas básicas da saúde do corpo, educação, alimentação e atividade física, a autora realiza uma investigação sobre a saúde dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. Com sensibilidade e técnica, aborda o conhecimento dos universitários sobre qualidade de vida, seus hábitos, sua percepção de saúde e o uso de suplementos alimentares.

“Apesar de estarem na universidade poucos estudantes têm conhecimento sobre alimentação adequada, sobre cuidados do corpo, sobre como cuidar de si”, completa Jane.

Neste contexto de reflexão acerca do estilo de vida dos alunos, a pesquisadora faz considerações sobre a importância da conscientização para mudanças de hábitos, e julga da maior relevância a intervenção do professor na produção de conhecimento para a promoção e proteção da saúde dos universitários.

“Julgo necessário a universidade dar alguma noção sobre cuidados do corpo e qualidade de vida aos estudantes, pois eles entendem muito da sua área, da sua profissão, mas não de como se cuidar”, completa.

Esta obra contribui para reflexão sobre o tema e será certamente material de consulta para profissionais de diversas áreas da saúde e da educação, professores da rede de ensino e universidades e para todos aqueles que buscam conhecer mais sobre uma vida com mais qualidade.

Sobre a autora

A sanitarista Jane Maria de Souza Philippi é professora do Departamento de Saúde Pública da UFSC e pesquisa temas como qualidade de vida, saúde do escolar, saúde da mulher, vigilância sanitária, saneamento e alimentos.

Farmacêutica-bioquímica formada pela UFSC em 1974, tem especialização em Saúde Pública pela Escola São Camilo, de São Paulo (1990), mestrado em Ciência dos Alimentos pela UFSC (1992) e doutorado em Engenharia de Produção, também pela UFSC, concluído em 2004. Leciona para os cursos de Farmácia e Bioquímica, Medicina e Nutrição, do Centro de Ciências da Saúde.

É subchefe do Departamento de Saúde Pública da UFSC e coordenadora do projeto de extensão Casa da Mulher Catarina.

Sobre o evento

A Saúde dos Estudantes: Uma abordagem em Saúde Pública (Ed Do Autor, 134 páginas) será realizada no próximo dia 08 de dezembro a partir das 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img