19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Livro ‘A história do Turismo em Florianópolis’ será lançado nesta quinta-feira

spot_img

Livro ‘A história do Turismo em Florianópolis’ será lançado nesta quinta-feira

spot_imgspot_img

Escrito por Antônio Pereira Oliveira, livro que conta como a cidade despertou para a sua maior vocação e se transformou em um dos destinos mais cobiçados por visitantes será lançado na próxima quinta, dia 17, na CDL

Destino cobiçado por visitantes do mundo inteiro, a capital catarinense despertou para aquela que seria sua maior vocação a partir da década de 1950. Na época, a cidade tinha apenas 70 mil habitantes, cerca de 2 mil veículos e um hotel de razoável qualidade. O acesso a lugares como a Lagoa da Conceição e o Norte da Ilha era precário e, lá chegando, a infraestrutura encontrada beirava a zero. Em A História do Turismo de Florianópolis – narrada por quem a vivenciou (PalavraCom Editora), Antônio Pereira Oliveira mostra como uma atividade quase amadora transformou-se em uma forte realidade social e econômica.

O livro vai das iniciativas pioneiras para promover as belezas naturais da cidade às alternativas para reduzir a sazonalidade. Em uma reportagem de 1950 publicada no jornal A Gazeta, por exemplo, Florianópolis é descrita como “a mais encantadora e festiva, maravilhosa e travessa, dos morros, das praias, das águas verdes e do vento Sul” – mesmo que então somente o centro da cidade e parte do continente possuíssem iluminação pública e as atrações turísticas se resumissem à ponte Hercílio Luz, ao mar e à vegetação verde e florida.

Os fatos relatados na obra são fruto de sete anos (2003 a 2010) de pesquisa em mais de 30 mil jornais e da própria experiência do autor na área. Oliveira começou guiando um grupo de paulistas pela Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa. Em 1967, criou a primeira agência de viagens da cidade, a Ilhatur (fechada em 2003) e não parou mais de se envolver com o tema: fundou a seção estadual da associação da categoria (ABAV/SC) em 1975 e também foi professor na Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG).

Hoje à frente da Pereira Oliveira Viagens e Consultoria em Turismo, ele se lembra do tempo em que a cadeia produtiva do setor dependia de uma boa temporada para sobreviver pelo resto do ano. O verão continua sendo a estação mais movimentada, mas o turismo de eventos já obtém resultados consideráveis, tornando Florianópolis a terceira cidade do país que mais recebeu feiras e congressos internacionais em 2010. “Espero que os benefícios que o turismo pode produzir sejam transferidos para os moradores, como acontece em diversas regiões do mundo há muitos anos”, destaca o autor.

A História do Turismo em Florianópolis – narrada por quem a vivenciou
de Antônio Pereira Oliveira
(PalavraCom Editora)
Lançamento: 17 de novembro, a partir das 19h
Local: CDL (R. Felipe Schmidt 679)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img