23.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Livro com poemas de escritor catalão será lançado neste sábado no Centro da cidade

spot_img

Livro com poemas de escritor catalão será lançado neste sábado no Centro da cidade

spot_imgspot_img

A antologia “Escutem este silêncio” (Lumme Editor, SP), organizada por Ronald Polito e Victor da Rosa, composta de uma série de poemas do poeta catalão Joan Brossa, será lançado neste sábado, 1º, às 16h, no Café Cultura do Centro de Florianópolis.

Ronald Polito, poeta, pesquisador e um dos principais tradutores de poesia catalã no Brasil, nasceu em 1961, em Juiz de Fora. Tem uma longa trajetória acadêmica, tendo lecionado nas Universidades de Ouro Preto e de Tóquio, assim como um grande destaque nacional como poeta e tradutor.

Victor da Rosa nasceu em Florianópolis em 1984. Ensaísta e escritor, cursa doutorado em Literatura pela UFSC, sendo seu mestrado, na mesma instituição, uma das primeiras pesquisas sobre Joan Brossa no Brasil.

Joan Brossa (1919-1998) escreveu para o teatro, fez performances, instalações e várias obras de arte pública, escreveu poemas-objeto e visuais, de amor e experimentais, sonetos, crítica e prefácios para livros de magia, gerou polêmicas, vendeu livros proibidos, editou revistas de vanguarda na Catalunha, ao lado de artistas como Tapiès e Miró, foi militante político e até participou da Guerra Civil Espanhola.

Do Brasil, para onde veio em 1993 a convite de Wally Salomão e Antônio Cícero, Joan Brossa teve uma longa amizade com João Cabral de Melo Neto. Alguns de seus livros já estão publicados no país, entre eles “99 poemas” (Demônio Negro, 2009), feito pelos mesmos organizadores de “Escutem este silêncio”.

O Café Cultura fica na Praça XV de Novembro, 352.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img