23 C
fpolis
segunda-feira, novembro 29, 2021
cinesytem

Livro polêmico será lançado nesta quinta-feira em Florianópolis

spot_img

Livro polêmico será lançado nesta quinta-feira em Florianópolis

spot_img

Onde a religião termina? de autoria do ex-sacerdote Marcelo da Luz será lançado na próxima quinta-feira em Florianópolis

No dia 22 de setembro, quinta-feira, às 19h30, a Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping promove o lançamento de um dos livros mais comentados da literatura religiosa nacional. O autor Marcelo da Luz estará em Florianópolis para promover o livro Onde a religião termina?, discutir sobre o tema com os leitores e participar de uma sessão de autógrafos.

A obra Onde a religião termina? é uma crítica contundente contra todas as manifestações religiosas, em especial ao cristianismo e seu maior ícone, Jesus Cristo. Marcelo da Luz, ex-frade franciscano e ex-sacerdote religioso, defende a ideia do término da fé religiosa para que as pessoas possam adquirir autoconsciência quanto às contradições existentes nas religiões.

Com base na experiência de quem conheceu de perto os bastidores dos conventos, igrejas e instituições católicas, o autor faz afirmações polêmicas sobre temas como pedofilia, homossexualismo, discursos autoritários, falaciosos e manipuladores realizados por oradores de diversas religiões, além de desconstruir várias figuras de peso na história da espiritualidade.

A obra sugere que o problema da religião é que apesar dela se propor a guiar as pessoas nos desafios da vida, ela acaba contribuindo para potencializar o medo, fazendo com que o fiel tome atitudes infantilizadas perante a resolução dos próprios problemas. Contudo, o próprio autor reconhece que a humanidade está muito distante de abandonar suas superstições, pois acredita que a busca pela felicidade, segurança e bem estar está intimamente relacionada com a fé.

O anseio pela consolação nos momentos de dor e até mesmo o medo da morte são apontados como sendo um dos maiores gatilhos propulsores da crença religiosa. “À maioria parece assustador admitir a autonomia da consciência e a possibilidade de discernir sobre o bem a ser feito e o mal a ser evitado, sem a interferência do esquema religioso de vigilância, obediência, premiação, punição e culpa”., afirma Marcelo.

A ousada pergunta usada como título do livro é explicada pelo autor. “A interrogação é um exercício de ‘pensar juntos’, sem partir de respostas prontas que poderiam deixar o leitor perplexo antes mesmo de levá-lo ao esclarecimento do assunto. Uma afirmação definitiva não seria adequada ao meu livro. Minha abordagem é firmemente posicionada, mas racional, aberta e pacífica”, conclui.

Onde a religião termina? é uma obra polêmica e tema de discussões por ateus, fieis e religiosos. Em todo caso, o autor parece ter cumprido a sua tarefa: seu discurso não termina em um curto “amém”.

Sobre o autor

O professor universitário Marcelo da Luz é voluntário da Conscienciologia desde 2005. Sua autoridade enquanto crítico religioso baseia-se na experiência de duas décadas como frade franciscano e sacerdote católico, formado nos campos de Filosofia, Teologia e Ciências Humanas em três países Brasil, Itália e Estados Unidos. Marcelo da Luz também é palestrante, participando gratuitamente de eventos em todo o país.

Sobre o evento

O lançamento do livro Onde a religião termina? (Editares, 486 pág., R$ 68), bate-papo e sessão de autógrafos com o autor Marcelo da Luz será no dia 22 de setembro, quinta-feira, a partir das 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, Florianópolis. O evento é gratuito. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6030.

spot_img
spot_img