18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Livro que ensina um caminho para viver melhor será lançado na Capital

spot_img

Livro que ensina um caminho para viver melhor será lançado na Capital

spot_imgspot_img

Todos os seres humanos vivem em busca da felicidade, e essa tal felicidade é variável, depende das circunstâncias e dos objetivos de vida de cada pessoa. Pensando nisso é que o professor Ivo José Triches escreveu a obra Um Caminho para Viver Melhor: a Filosofia ao alcance de todos, que será lançada no próximo dia 15 de setembro na Livrarias Catarinense em Florianópolis.

Conforme o próprio autor comenta, partindo de uma analogia com a culinária, o livro parte da seguinte pergunta: quais seriam alguns dos ingredientes que possibilitariam uma vida boa, uma vida feliz? “Note que não há a promessa de todos os ingredientes e muito menos do modo de fazer, que fariam de Um caminho para viver melhor uma receita completa para a felicidade. Aqui o leitor encontrará inspirações fundamentadas para refletir sobre sua existência, a fim de que possa medir quanto de cada ingrediente utilizará no seu dia-a-dia”, declara.

“O grande objetivo do livro é contribuir para que nos tornemos em seres mais completos à medida que conseguirmos vivenciar tais dimensões. Entre essas dimensões destacam-se a importância da teoria, da prática, da escolha, em nossas vidas”, afirma Triches.

“Desejo transmitir para todos os leitores que é possível agirmos e sermos felizes sem tanta doutrina. Meu livro é um pense nisso e não um pense isso! De tal forma que é uma teoria acerca da existência. De que nos tornaremos mais completos à medida que práxis-orgânica começar a se materializar em nossa vida”, completa. Na última parte de livro há um texto sobre a importância da amizade para a sobrevivência dos seres humanos.

A obra é uma síntese dos conteúdos que o professor trabalhou ao longo de seus 20 anos lecionando. E foi de amigos e alunos a insistência para sua materialização. “A ideia de escrever o livro começou a se materializar a partir da insistência dos amigos, alunas e alunos que pediam onde poderiam encontrar tais conceitos sobre a vida, sobre felicidade. Na verdade, foi a sistematização de vários conteúdos abordados em sala durante esses vinte de dois anos de experiência”.

“E a inspiração veio do desejo de escrever de uma forma como se estivesse dialogando com meus educandos e educandas. Por isso já são vários os comentários dos que o lerem que a impressão que dá é que à medida que iam lendo, parecia que eu estava ao lado deles conversando”, completa.

A obra destina-se ao público em geral. Porém quem trabalha com gestão de pessoas, quem é educador ou aos formados em filosofia, encontrarão muitos conteúdos que poderão ser úteis no exercício de sua profissão.

Sobre o autor:

Natural de Descanso, Ivo José Triches é graduado em Filosofia, com especialização nessa área e também mestrado em Mídia e Conhecimento. Há mais de 20 anos dedica-se a lecionar. “Posso me descrever como um educador apaixonado pelo que faz”, comenta.

Triches vem de uma família de 11 irmãos, é o terceiro na ordem cronológica. Filho de agricultores, só conseguiu se alfabetizar aos 16 anos. “Reprovei em cada série dois anos. Porém o encontro definitivo com os livros veio depois que fui para o seminário. Lá os padres fizeram toda a diferença. Me ajudaram muito. Razão pela qual sou tão grato a eles”.

O autor já possui uma obra publicada na área da filosofia da educação com foco no ensino a distância.

Sobre o evento

Um Caminho para Viver Melhor: a Filosofia ao alcance de todos (Ed. Editecne, R$ 24,90; 128 págs.) será lançado no próximo dia 15 de setembro às 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6030.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img