22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

´Livro Stammtisch, reinventando tradições` é lançado na grande Florianópolis

spot_img

´Livro Stammtisch, reinventando tradições` é lançado na grande Florianópolis

spot_imgspot_img

O Livro “Stammtisch, reinventando tradições”, do escritor catarinense Luiz Eduardo Caminha, será lançado na Grande Florianópolis, em Dia de Autógrafos que acontecerá durante o 7º. Stammtisch – Strassenfest mit Stammtischtreffen (Encontro de Stammtisch) a ser realizado neste sábado, 20, na cidade de São José. Leia mais.

“Stammtisch, reinventando tradições” conta toda a história dos 10 anos de resgate da tradição dos Stammtisch em Blumenau e Santa Catarina, além da criação da festa conhecida como Encontro de Stammtisch (Strassenfest mit Stammtischtreffen) que ocorre anualmente entre Março e Abril na Rua 15 de Novembro, a principal artéria urbana central daquela cidade. Caminha, que é médico e comunicador, tem uma estreita ligação com os Stammtische já que foi através de seu Programa Stammtisch, na TV Galega de Blumenau, que a história da reinvenção desta secular tradição germânica começou na cidade. Hoje os Encontros de Stammtisch tomaram tal vulto que já ocorrem em 47 municípíos catarinenses, sendo o de São José o precursor do evento na Grande Florianópolis. Além de São José, Florianópolis, Palhoça, São Pedro de Alcantara, Rancho Queimado também já incorporaram a tradição entre seus eventos turísticos.

Os Stammtische são o equivalente germânico às rodas de bate-papo e às patotas brasileiras. A diferença, bastante marcante entretanto, está na sua forma organizada de fazer e curtir estes momentos de celebração da vida. Num Stammtisch cada membro tem 0o seu assento, bebe o seu tipo preferido de cerveja, numa determinada temperatura, num determinado copo etc. O jeito de ser é mais ritualístico.

A obra está estruturada em três partes:

1 – A história do Stammtisch e dos Encontros de Stammtisch contada pelos personagens que vivenciaram a tradição no passado ou nesta sua nova reaparição em Blumenau e Santa Catarina;
2- A história das tradições desde que surgiram no mundo (800 anos a.C.) até os Encontros de Stammtisch em Blumenau,
3- As entrevistas de inúmeros blumenauenses e alguns personagens de outras cidades onde a tradição foi revivida.
Além disto o livro é ilustrado por um encarte de fotos antigas e recentes extraídas do acervo do próprio autor.

Lançamento em Blumenau foi sucesso editorial

Considerado um verdadeiro sucesso editorial em Blumenau, o livro foi lançado obedecendo um calendário que trouxe mais de quinhentas pessoas (Veja Fotos) para conhecer e/ou adquirir a obra.

Dia 20 de Outubro – apresentação da obra durante a Oktoberfest, nos Pavilhões da Vila Germânica, por ocasião da Noite do Stammtisch que contou com a presença de mais de 85 grupos de Stammtisch. | Fotos deste evento.

No dia 26 de Outubro aconteceu o lançamento oficial da obra em noite concorrida de autógrafos ocorrida no Biergarten anexo à Vila Germânica. Mais de 250 pessoas estiveram presentes. | Fotos deste evento.

Finalmente, no dia 30 de Novembro o autor esteve concedendo autógrafos durante um Coquetel Literário que aconteceu na Feira do Livro de Blumenau, evento coordenado pela Sociedade de Escritores de Blumenau como parte das atividades do 5º Fórum Brasileiro de Literatura de Blumenau. | Fotos deste evento.

Serviço:

O que: Dia de Autógrafos e Lançamento, na Grande Florianópolis, do Livro “Stammtisch, Reinventando Tradições”
Autor: Luiz Eduardo Caminha
Quando: 20 de Novembro de 2010.
Horário: A partir das 09:30 horas.
Local: 7º Stammtisch – na Rua Padre Réus, Bairro Ponta de Baixo – São José, SC.

Visite o site de Luiz Eduardo Caminha site: www.stmt.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img