22.7 C
fpolis
quinta-feira, maio 23, 2024
Cinesystem

“Livros e leitura: um projeto de vida” – é o tema da 14ª Edição da Feira do Livro e com programação aberta ao público em Florianópolis

spot_img

“Livros e leitura: um projeto de vida” – é o tema da 14ª Edição da Feira do Livro e com programação aberta ao público em Florianópolis

spot_imgspot_img

Evento literário do Colégio Santa Catarina se consolida no calendário da cidade e bate-papo com escritores e jornalistas são atrações mais esperadas por estudantes.

A Feira do Livro do Colégio Santa Catarina se consolida no calendário de eventos da cidade com a 14ª edição, que ocorre entre 24 a 27 de abril, nas dependências da Escola. Em 2024, o evento possui como tema “Livros e leitura: um projeto de vida” e contempla uma programação para toda comunidade escolar. As atividades durante a semana são destinadas é somente para o público interno. Já, no sábado (27), a programação é aberta ao público e quase totalmente gratuita, podendo ser acessada no site e redes sociais do Colégio Santa Catarina. O objetivo da Feira é abrir as portas do Escola para a comunidade ter acesso à conhecimentos múltiplos, por meio de atividades que promovam e incentivam o hábito da leitura. 

A programação conta com bate-papo com autores e jornalistas, livreiros, palestras de variados temas (formas de ingresso ao ensino superior, literatura africana e afro-brasileira, realidade virtual…), apresentações de teatro, sebo literário com trocas de livros, oficinas, contações de histórias.

Segundo Guilherme Wandscheer, bibliotecário e coordenador de eventos do Colégio Santa Catarina, o bate-papo com jornalistas é a atração mais aguardada. “Sempre depois das conversas, os livros que são mencionados pelos convidados são os mais procurados na biblioteca”, conta. “É um evento que fomenta o hábito da leitura, tão rico e essencial para todos”.

O livro e a leitura são fundamentais para a construção intelectual. A aproximação entre eles possibilita o desenvolvimento crítico e imaginário.  “O intuito da Feira é estimular, a todos, o interesse pela literatura, pela ciência e pelas artes, auxiliando na formação de uma corrente maior de leitores, por meio de peças de teatro, atividades culturais e palestras de diversos temas”, afirma. 

Em geral, passam pelo evento mais de 630 alunos, entre 6 a 17 anos, além de pais e visitantes apaixonados por leitura. O projeto da Feira do Livro faz parte de um plano estratégico para educação e incentivo à leitura do colégio, há 14 anos. Desde 2010, aproxima crianças e jovens dos livros e da cultura durante cinco dias, de forma intensa. “Este evento é responsável pelo incentivo à leitura de mais de 630 estudantes do Colégio, juntamente com seus responsáveis. Como se fosse uma grande engrenagem da leitura pelo exemplo”. Se cada um fizer sua parte no país, o Brasil reverterá o número apontado no relatório da PISA, onde mostra que os estudantes brasileiros podem demorar mais de 260 anos para atingir a mesma qualidade de leitura dos alunos em países desenvolvidos”, conclui Guilherme. 

E complementa que “a leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano e na formação de uma sociedade consciente e a leitura na escola é essencial não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas também para o desenvolvimento pessoal e intelectual dos estudantes, preparando-os para serem cidadãos informados, pensadores críticos e comunicadores eficazes.”

Evento: XIVFeira do Livro do CSC

Data: 24 a 27 de abril

Horário dias da semana: 07h30 às 17h45 (programação interna)

Horário sábado: 09h às 12h (aberto ao público)

Colégio Santa Catarina: R. Frei Evaristo, 91 – Centro – Florianópolis SC

www.csc.g12.br

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img