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- Geral - Logo após reabertura, Ponte Hercílio Luz deve ser utilizada por 16 linhas de ônibus

08.05.2019

Logo após reabertura, Ponte Hercílio Luz deve ser utilizada por 16 linhas de ônibus

08.05.2019
Logo após reabertura, Ponte Hercílio Luz deve ser utilizada por 16 linhas de ônibus
Foto: Leonardo Sousa/ PMF

A previsão do governo do Estado é entregar a reforma da ponte Hercílio Luz até o fim de 2019. A partir desse momento inicia a efetiva utilização da mesma obedecendo estratégias que vêm sendo estudadas pela Prefeitura de Florianópolis e culminaram com o projeto Ponte Viva. A prioridade é o uso por transporte coletivo, pedestres e ciclistas. A estimativa é absorver, já num primeiro momento pelo menos 16 linhas de ônibus que transportam 40 mil pessoas diariamente no trajeto entre a Ilha e o Continente, marcando o início de um processo gradativo de ocupação.
 
Dentro dos 10 eixos de Mobilidade Urbana, apresentados durante a posse do secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Michel Mittmann, a ponte Hercílio Luz é uma importante referência no planejamento da atual gestão para um novo momento do sistema viário da cidade. Segundo Mittmann, o projeto Ponte Viva, que tem em uma de suas vertentes a prioridade aos pedestres, ciclistas e o transporte coletivo, a intenção é a liberação gradativa de mais serviços, sempre monitorando a eficiência de cada passo dado. “Começaremos com a transferência de 16 linhas de ônibus e gradativamente inserindo outras em planejamento, com a calma e zelo para cada momento”, resume Michel.   
 
A inserção do automóvel individual também é avaliada. A intenção é colocar em prática a política de mais uma pessoa por carro e horários alternados para o trajeto. “Se habilitarmos esta alternativa será necessária a fiscalização eletrônica, para que a ação tenha resultado de fato”, explica o secretário. De acordo com Mittmann, não adianta querer que a ponte dê conta daquilo que o tecido urbano do entorno não suporta, ela foi criada no início do século para atender uma determinada demanda e um contexto de arruamentos. Mesmo nos últimos anos em que ela foi utilizada, havia registro de congestionamento para entrar e sair da Ilha pelo Estreito, lembra o arquiteto.
 
As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Florianópolis. 

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